Imprimir
Faculdade Indígena da Unemat poderá ter prédio próprio

A Faculdade Indígena Intercultural da Universidade do Estado de Mato Grosso, no campus René Barbour de Barra do Bugres, poderá ter uma sede própria ainda neste ano. A possibilidade foi anunciada pelo prefeito Wilson Francelino de Oliveira durante a solenidade de entrega de entrega do antigo hospital das Usinas Barralcool para a Unemat, na tarde desta quarta-feira (23) no município.

 A proposta do município é doar a antiga Escola Agrícola para a Unemat a fim de que no local os índios que vêm de várias aldeias para cursar o ensino superior tenham melhores condições de ensino e pesquisa.

 Durante a solenidade o reitor Adriano Aparecido Silva ressaltou a importância das parcerias com as prefeituras para que a Unemat oferte e amplie os serviços prestados para a comunidade. Segundo o reitor, onde os prefeitos são parceiros da instituição a mesma se fortalece, sendo bom tanto para a universidade como para os municípios que tem sua economia aquecida.

 A Faculdade Indígena Intercultural é fruto do projeto pioneiro no Brasil e na América Latina, denominado de Terceiro Grau Indígena que já formou 276 professores indígenas de 44 etnias nos cursos de licenciaturas: Ciências da Matemática e da Natureza, Línguas, Artes e Literatura e Ciências Sociais.  Atualmente 35 acadêmicos indígenas estão fazendo graduação, sendo que 50 professores já fizeram inclusive a pós-graduação em Educação Escolar Indígena, e outros 50 estão no curso de especialização.

 A Unemat juntamente com os parceiros da Faculdade Indígena Intercultural estão em negociação para a oferta de outras 50 vagas nos cursos de graduação para ter inicio ainda na etapa presencial de julho de 2011.

 São parceiros da Unemat na formação de professores indígenas a Secretaria de Ciência de Tecnologia, Secretaria de Educação, Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapemat), Funai, Prefeitura de Barra do Bugres, Conselho Estadual de Educação, Ministério da Educação, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Conselho Estadual de Professores Indígenas. 

Por: Coordenadoria de Comunicação Social