Unemat , por meio da Faculdade Indígena Intercultural, foi destaque na edição especial em comemoração aos 25 anos Revista Nova Escola. A revista, referência entre as publicações direcionadas aos educadores, discutiu na edição de janeiro e fevereiro as conquistas e em que setores devem avançar a educação no Brasil .Temas como a Educação no campo, inclusão digital , dentre outros foram trazidos na edição que reportou experiências executadas por universidade, centros educacionais e demais instituições em sua maioria localizadas no eixo Sul e Sudeste
No âmbito da Educação Escolar Indígena, o destaque foi para a Universidade do Estado de Mato Grosso, por meio da Faculdade Indígena Intercultural , pelo pioneirismo na América Latina na oferta da formação de professores indígenas de Mato Grosso e do Brasil , de forma especifica e diferenciada.
A publicação foi um reconhecimento do trabalho exercido pela instituição e que vem avançando com o desenvolvimento de novas turmas na graduação e com a realização de curso de pós-graduação voltado para população indígena do estado .
Indagado pela jornalista Iracy Paulina,da Nova Escola, em como fazer a educação escolar indígena avançar , o coordenador Elias Januário, da Faculdade Indígena, ressaltou: “garantindo que os índios tenham mais espaço em instâncias em que são propostas e decididas as políticas públicas. Para isso, é preciso formar quadro , garantindo o acesso deles a programas de mestrado e doutorado”.