Imprimir
Colíder confere grau a 17 formandos

A  Universidade do Estado de Mato Grosso realizou na noite desta terça-feira (15) em Colíder, na região Norte, a cerimônia de colação de grau de 17 acadêmicos que concluíram o curso de licenciatura em Computação. Os novos profissionais, quase todos já absorvidos pelo mercado profissional, vão contribuir para o crescimento do estado de Mato Grosso.

Acompanhando a todas as colações de grau da Unemat, o reitor Adriano Aparecido Silva destacou a união e a força da instituição. “A Unemat não são segmentos, nossa universidade é única e forte. Hoje entregamos 17 novos profissionais a Mato Grosso. O desenvolvimento do estado esta intimamente ligado ao desenvolvimento dos novos profissionais, caminham lado a lado.” Afirmou o reitor.

 Para o secretário de Gestão Publica Cláudio Scalon, que representou o prefeito Celso Banazeski, a presença da Unemat no município é algo que ajuda na economia local, ele assegurou a continuidade das parcerias que estão sendo firmadas entre o poder público municipal e a instituição de ensino visando a melhoria na estrutura de atendimento aos acadêmicos e a população.  

O coordenador do campus regional, professor Giovane Vale, falou sobre a evolução do curso e salientou a importância destes alunos saírem licenciados a dar aula, ele destacou que a Unemat está de no início de uma nova gestão que visa ainda mais o desenvolvimento humano e pleno da universidade. Professor do curso de computação, Giovane demonstrou carinho pelos formandos. “Que não seja o fim de um curso, mas o início de uma nova vida. Como uma casa materna, a Unemat estará sempre de portas abertas para vocês”, falou o coordenador.

Presente durante a solenidade o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Eliene Lima destacou o empenho da Unemat em gerar desenvolvimento para o estado através da educação. Eliene Lima informou que há possibilidades de conseguir 2,5% da arrecadação líquida do Estado para investimento na Unemat.

Também estiveram presentes as pró reitoras Ana Di Renzo e Juliana Mattiello, o pro reitor Gustavo Danzer, professores e funcionários, o secretário de Industria e Comércio Lourenço Aparecido, o secretário de planejamento e fazenda Vanderlei Borges, Vera Coutinho, representando a secretaria de educação.

A cerimônia foi marcada por lágrimas e muitos sorrisos , muito felizes os alunos compartilharam com suas famílias e amigos o termino desta etapa.

Emoção em dose dupla. Foi este o sentimento que permeou Janete e Ilson Moraes, mãe e filho se formaram juntos. Outro momento de emoção foi o discurso feito pela oradora Fernanda Autrão, a formanda destacou os obstáculos vencidos pela turma para atingir o sonho da formatura. Fernanda terminou o discurso citando a letra da música de Erasmo e Roberto Carlos “É preciso saber viver”. Com as mãos um pouco tremulas ela não conteve as lágrimas, momento em que muitas pessoas também choraram de emoção.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social