Imprimir
Campus de Pontes e Lacerda implanta fibra óptica e tem novo número telefônico

A fim de melhorar a qualidade na telefonia, o campus Pontes e Lacerda teve o sistema telefônico analógico trocado pelo de fibra óptica.

O novo número do campus é 65-32668100. O antigo número já esta desativado.

Uma fibra óptica é um fio de dimensão capilar, flexível e formado por materiais cristalinos e homogêneos, bastante para guiar um feixe de luz (visível ou infravermelho) através de um trajeto qualquer. O centro (miolo) da fibra é chamado de núcleo e a região externa é chamada de casca. A idéia básica é a transmissão de um sinal óptico de um ponto para outro, com um mínimo de distorção da luz.

Algumas vantagens da fibra óptica:

Sigilo: Devido às dificuldades de extração do sinal transmitido, obtém-se sigilo nas comunicações.

Tamanho Pequeno: Um cabo de 3/8 de polegada (9,18mm) com 12 pares de fibra, operando à 140 MBPS pode carregar tantos canais de voz quanto um de 3 polegadas (73mm) de cobre com 900 pares traçados. Menor tamanho significa melhor utilização de dutos internos.

Imunidade à Ruídos: Diferente dos sistemas metálicos, que requerem blindagem para evitar radiação e captação eletromagnética, o cabo óptico é um dielétrico e não é afetado por interferências de rádio freqüência ou eletromagnéticas. O potencial para baixas taxas de erro elevam a eficiência do circuito. As fibras ópticas são o único meio que podem transmitir através de ambientes sob severa radiação.

Alta Faixa de Temperatura: Fibras e cabos podem ser fabricados para operar em temperaturas de -40 C até 93 C. Há registros de resistência a temperatura de -73 C até 535 C.

Sem Risco de Fogo ou Centelhamento: As fibras ópticas oferecem um meio para dados sem circulação de corrente elétrica. Para aplicações em ambientes perigosos ou explosivos, elas são uma forma de transmissão segura.

 

Por: Coordenadoria de Comunicação Social