Imprimir
Fórum Nacional de Reitores discute fortalecimento de IES estaduais
Adriano Silva participa de mesa sobre mobilidade acadêmica

A integração do ensino público superior e o maior incentivo financeiro da União a universidades estaduais e municipais foram assuntos discutidos durante o 47º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O evento, que termina nesta sexta-feira, reuniu em Montes Claros (MG) dirigentes de 46 instituições filiadas na discussão da temática central “Mobilidade Acadêmica”.

A Universidade do Estado e Mato Grosso esteve representada pelo reitor, Adriano Silva, e pelas pró-reitoras Ana Di Renzo (ensino de graduação), Áurea Regina Ignácio (pesquisa e pós-graduação) e Juliana Mattiello (extensão e cultura).

O reitor Adriano Silva participou de uma mesa de debate, na qual reforçou a necessidade de maior interação entre as diferentes IES e a urgência na ampliação do diálogo com o executivo nacional. “O investimento em ensino superior é obrigação da União. Precisamos ampliar as parcerias das universidades estaduais e municipais com o Governo Federal, por meio do MEC (Ministério da Educação), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia)”, afirmou Adriano.

Na oportunidade, ele ressaltou a relevância das IES estaduais e municipais no cenário nacional. Atualmente, elas respondem por pelo menos 50% do conjunto das instituições de ensino superior do País. “Nos últimos três anos houve melhoria considerável na relação, com a abertura de editais de fomento que contemplam também as estaduais. Mas quando avaliamos o relevante papel dessas IES na formação de recursos humanos em todo o país, vemos que os investimentos ainda são limitados”.

O fórum é um espaço de discussão que objetiva a busca permanente da melhoria da qualidade do ensino superior. Em paralelo com o congresso houve reunião com pró-reitores, assessores, coordenadores e/ou responsáveis pelos assuntos internacionais de cada universidade para criar um documento com propostas e metas para mobilidade acadêmica interna e externa.

A próxima reunião da Abruem ocorrerá em abril do próximo ano, em Belém do Pará (PA). A temática sobre financiamento do ensino superior público estadual norteará o evento, com representantes do Governo Federal.

ABRUEM- A Associação dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) foi criada em 1991 tendo como objetivo principal integrar as universidades dos estados e municípios de todo o País. Através de fóruns, encontros e congressos, a entidade fomenta a discussão de interesses comuns às instituições filiadas, além de coordenar e estimular ações conjuntas, visando o engrandecimento do ensino superior brasileiro.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social