Imprimir
Unemat apresenta balanço de gestão aos meios de comunicação de Mato Grosso

O reitor da Unemat, Taisir |Karim, o reitor que será empossado na noite desta sexta-feira (01.10), Adriano Silva, e a nova equipe de pró-reitores, recebem a imprensa na Cidade Universitária em Cáceres para entrevista coletiva de avaliação do papel social da Universidade nesses últimos oito anos e apresentação das principais metas para os próximos.

As primeiras ações da nova gestão serão no sentido de ajustar administrativamente a Universidade, buscando a formalização e unificação de procedimentos em todos os Câmpuse Núcleos Pedagógicos. “É necessário que toda a nossa equipe esteja engajada na solidificação de uma universidade única no Estado de Mato Grosso. É com visão estratégica para os próximos quatro anos que planejamos as ações do presente”, afirmou Adriano Silva.

Até o final do ano, Adriano Silva pretende apresentar ao Governo de Mato Grosso proposta de ampliação dos cursos de educação a distância, em atendimento aos 141 municípios do Estado. Na pós-graduação, a Universidade deve assegurar a oferta de dois doutorados institucionais até o ano de 2014.

O professor Taisir Karim encerra dois mandatos como reitor eleito da Universidade do Estado de Mato Grosso. Nesse período, parcerias com os governos Federal e Estadual viabilizaram investimentos na estrutura física e humana, resultando na melhoria da qualidade de ensino e pesquisa e na extensão universitária.

Ensino- No período de 2002 a 2008, houve um aumento de 62,2% no número de vagas ofertadas nos cursos de graduação. Enquanto há oito anos, a Universidade disponibilizava 2.220 vagas em 75 cursos, em 2010 esse número chegou a 3.600 vagas em 82 opções de formação em nível superior.

Recursos Humanos- A política de valorização dos servidores públicos da Unemat contribuiu para mudar o perfil da Instituição nesses oito anos. Foram realizados concursos para provimento de 289 vagas ao cargo de profissional técnico e 427 vagas para professores da Educação Superior. Em 2008, foram aprovados novos Planos de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) para docentes e técnicos, após serem amplamente discutidos internamente entre diferentes categorias e, externamente, envolvendo secretarias de Estado e Legislativo.

Pós-graduação- Na pós-graduação também houve avanço significativo. Enquanto em 2002, a Unemat não oferecia cursos de pós-graduação stricto sensu, atualmente oferece cinco mestrados institucionais, sendo três no campus de Cáceres, em Ciências Ambientais, Linguística e Educação, em Estudos Literários, no campus de Tangará da Serra, e Ecologia e Conservação, em Nova Xavantina.

Orçamento público- Em 2008, a Unemat foi beneficiada com a garantia de mais recursos públicos para sua consolidação. “Quando assumi a gestão em 2002, o orçamento da Unemat era de R$ 30 milhões ao ano. Em 2011 o orçamento chegará a R$ 169 milhões. Os recursos do Estado oferecidos à universidade estão crescendo e a consolidando cada vez mais”, destacou Karim.

Estrutura física- As parcerias com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), viabilizaram a implantação de centros de pesquisa em Cáceres, Tangará da Serra, Sinop, Barra do Bugres, Alta Floresta e Alto Araguaia, equipados de acordo com a vocação de cada região.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social