Imprimir
Parceria entre Unemat e Instituto Airton Senna marca um ano de atuação do projeto Kuratomoto
Crianças participam de oficinas de arte, teatro e dança

Crianças e adolescentes do Projeto Kuratomoto desenvolvido em Cáceres pela Universidade do Estado de Mato Grosso em parceria com o Instituto Airton Senna participaram na tarde de ontem ( 30.03) de oficinas integradas de arte dança e teatro.

Promovidas com a colaboração da Associação Popular de Cultura Cacerense (Apcuca) as oficinas envolveram os 280 atendidos pelo projeto, das comunidades de Vila Irene e São Gonçalo, em atividades de capoeira, danças regionais, brincadeiras e cultura de rua como hip hop.

“por meio desse trabalho nossas crianças desenvolvem a expressão da identidade e manifestação de suas preferências” explica a coordenadora do Projeto Kuratomoto, Orozina Cândida, elencando como prioridade da proposta integrar ações que trabalhem o aspecto cultural, a saúde e o esporte.

Tendo como princípios norteadores, o aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver, o projeto Kuratomoto que adota a metodologia desenvolvida pelo Instituto Airton Senna, com base no Programa Educação pelo Esporte, busca oportunizar as comunidades assistidas e ao seu público (crianças e adolescentes em situação de risco social) a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Trabalhando por meio de uma série de sub-projetos, como a proposta interdisciplinar intitulada “ Nossa Gente, Nosso Povo” que enfoca a identidade cultural e étnica dos envolvidos, o Kuratomoto comemora no dia 07 de abril um ano de atuação, e prepara o início de uma nova etapa, marcada pela reflexão da temática: Nossa origem –Sonhos Compartilhados.

“Continuamos o trabalho sobre identidade, enfocando agora o conhecimento sobre o sonho do Airton Senna, o ideal do Instituto, do Programa e da própria proposta de extensão da Unemat”, explica Orozina pontuando uma agenda de atividade para esse ano que terá como base a consolidação da proposta de sonhos compartilhados.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social