Imprimir
3ª Jornada Científica teve 40% mais de participação neste ano

A 3ª Jornada Científica da Unemat que terminou na última sexta-feira (24) contou com 40% a mais de participantes se comparado ao evento realizado em 2009. Neste ano, além de ocorrer simultaneamente nos Câmpusde Cáceres e Nova Xavantina, o foco foi privilegiar as discussões e os resultados obtidos dentro da instituição.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, professora drª Carolina Joana da Silva, lembrou que neste ano foram 835 inscritos para os eventos do Congresso de Iniciação Científica e Workshop dos Grupos de Pesquisa e Pós-Graduação.

“Neste ano pudemos privilegiar as discussões sobre os resultados que estamos alcançando internamente, visto que agora já temos cinco mestrados institucionais, além de termos vários programas stricto-sensu em andamento juntamente com outras instituições, com isso podemos fazer uma análise e reflexão sobre nossos resultados”. Segundo ela, essa diferença demonstra o crescimento e os investimentos que estão sendo feitos pela Universidade no sentido de ampliar a pesquisa.

Outro ponto considerado bastante positivo pela pró-reitora é a avaliação feita pela conselheiro do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) doutor Magdi Ahmed Ibrahim Aloufa, que pelo terceiro ano consecutivo participa da Jornada Científica. Magdi avaliou como bastante significativo os avanços na qualidade das pesquisas realizadas na Unemat, visto que ele é o responsável pela avaliação dos acadêmicos bolsistas do CNPq, além disso, ele também se mostrou bastante satisfeito com os investimentos que estão sendo realizados pela instituição tanto na parte estrutural como física e que permitem uma pesquisa de melhor qualidade.

Durante a Jornada Científica deste ano também foram assinados dois importantes convênios para realização de pesquisa. O prjmeiro foi assinado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECITEC) com instituições da Bolívia em que a Unemat assinou carta de adesão a fim de realizar pesquisa conjunta sobre o Pantanal Brasileiro e Boliviano. O segundo convênio foi assinado entre a Unemat e a Universidade da Flórida para realizar estudos sociais e ecológicos na Floresta Amazônica. Esta pesquisa será realizada por meio do campus de Alta Floresta.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social