Imprimir
Turma de Agronomia dos Movimentos Sociais do Campo cola grau em Cáceres
Representantes de movimentos sociais do campo vão colar grau em Cáceres

A colação de grau do Curso de Agronomia destinado a integrantes de movimentos sociais do campo desenvolvido pela Unemat será realizada em Cáceres, na próxima sexta-feira (02.07).

A turma é composta por 48 formandos, representantes de quatro movimentos sociais do campo: Movimentos dos Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Pastoral da Juventude Rural (PJR) e Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Os acadêmicos são oriundos de sete estados brasileiros, entre os quais, MT, MS, RO, GO, PR, MG e Distrito Federal. O curso da Unemat não é o único no País a atender esse público específico, entretanto, tem como característica diferencial a ênfase em Agroecologia e Sócio-economia solidária.

A metodologia e a pesquisas do curso são diferenciadas. As aulas foram estruturaram-se em regime de alternância, dividido em tempo escola e tempo comunidade. As disciplinas presenciais foram desenvolvidas em Cáceres e, posteriormente, os alunos retornavam ao seu local de origem, onde puderam aplicar o conhecimento acadêmico e, em contato com famílias assentadas, perceber as demandas da população.

As pesquisas dos acadêmicos formandos são estruturadas para responder às questões e potencialidades regionais, na perspectiva de uma formação integral do agrônomo técnico militante, focados na agricultura familiar de assentamentos de reforma agrária.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social