Imprimir
Três candidatos concorrem à reitoria da Unemat

No próximo dia 30 de junho, quase 18 mil eleitores da Universidade do Estado de Mato Grosso vão às urnas para decidir qual dos três candidatos inscritos será o reitor da Unemat pelos próximos quatro anos. Desde o dia da homologação das chapas, em 28 de maio, até o dia das eleições os candidatos têm um mês para expor suas propostas nos Câmpuse núcleos pedagógicos.

A Chapa 1 é composta por Adriano Aparecido Silva (reitor) e vice-reitor: Dionei José da Silva; Chapa 2- reitor: Elias Renato da Silva Januário e vice-reitor: Vitérico Jabur Maluf ; e Chapa 3- reitora: Edna Luzia Almeida Sampaio e vice-reitor: Adil Antonio Alves de Oliveira.

A campanha e a propaganda eleitoral incluem reuniões, visitas a sala de aula e locais de trabalho, discussões com docentes, discentes e profissionais técnicos da educação superior (PTES), explanação e divulgação dos planos de trabalho e metas, debates com outros candidatos e demais meios legais à disposição.

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), acadêmico Marcos José de Souza, afirma que a entidade apoia amplos debates e discussões. “Os gestores mudam, mas a Universidade tem que se solidificar cada vez mais, através da participação de todos. O DCE defende que os acadêmicos ouçam os candidatos, participem das reuniões, leiam as propostas e construam a sua própria opinião”, disse.

Quem vota- O colégio eleitoral é composto pelos três segmentos universitários, sendo acadêmicos (quase 16 mil), docentes (936) e técnicos (445). O voto é paritário, direto, livre e secreto. O colégio eleitoral é formado pela totalidade dos docentes, discentes e profissionais técnicos.

Podem votar os alunos dos cursos de graduação, das modalidades regular e diferenciadas, e da pós-graduação, regularmente matriculados em pelo menos uma disciplina no semestre 2010/1.

Docentes interinos e PTES contratados até 31 de maio deste ano, com contratos vigentes até a data do pleito, servidores cedidos para e pela Unemat, profissionais afastados para qualificação ou para concorrer a outro pleito no âmbito municipal, estadual ou federal terão direito a voto. Cada eleitor vota em sua unidade de lotação.

Os representantes eleitos tomarão posse no dia 02 de outubro, após publicação do decreto de nomeação pelo Governador do Estado de Mato Grosso, com mandato até 31 de dezembro de 2014.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social