Imprimir
Evento do Centro de Pesquisas em Literatura tem cerca de 300 participantes

Os três eventos paralelos promovidos pelo Centro de Pesquisas em Literatura (Ceplit) da Universidade do Estado de Mato Grosso que começou ontem em Cáceres conta com cerca de 300 participantes vindos dos Câmpusde Sinop, Alto Araguaia, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e também do Núcleo Pedagógico de Confresa, além dos acadêmicos do campus Jane Vanini. O evento segue até o dia 18 deste mês com a realização de mesas redondas, conferências, simpósios, minicursos e workshop.

 A coordenadora do Ceplit, professora Elisabeth Batista, lembra que a realização de três eventos paralelos: II Seminário de Pesquisa em Literatura, II Seminário Ibero-Afro-Americano e I Encontro de Coordenadores de Pós-Graduação em Letras do Centro-Oeste visa trazer o foco das discussões e do fomento da qualidade a região. “A Unemat é quem está capitaneando essa discussão para que possamos fomentar a pesquisa na área também na nossa região”. O tema do evento neste ano é “Os Estudos Literários e os diálogos científicos em rede”.

 Além dos acadêmicos da Unemat, alunos de outras instituições de ensino como a UFMT e o Instituto Cuiabano de Educação também estão participando das discussões. Os coordenadores de pós-graduação das universidades do Centro-Oeste como a Universidade Nacional de Brasília, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal de Goiás, além de representante da Universidade Federal da Grande Dourados também estão discutindo as propostas para a formação de uma rede de pós-graduação que possa contemplar as regionalidades.

 O pró-reitor de Ensino e Graduação da Unemat, Agnaldo Rodrigues, lembrou na abertura do evento que é fundamental a realização de encontros como este para que se possa vivenciar a prática e a articulação do ensino e da pesquisa, visto que no mesmo espaço estão reunidos acadêmicos de graduação buscando uma melhoria do ensino e também a pesquisa por meio dos coordenadores de pós-graduação.

 O presidente do Comitê de Estudos sobre América Latina da Associação Internacional de Literatura Comparada (AILC), professor dr. Biagio D’Angelo destacou a importância de se discutir uma literatura regionalizada e a realização de eventos como este fora do eixo Rio-São Paulo é fundamental para fomentar essa proposta.

 O evento conta com o apoio da Unemat, Secretaria de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) por meio do Governo do Estado.

 Para saber mais acesse: www.vcfaz.net/ceplit ou envie e-mail para: ceplit@gmail.com

Por: Coordenadoria de Comunicação Social