Imprimir
Pesquisa de docentes da Unemat é premiada com Mérito Científico

O trabalho "Avaliação de enxames de abelhas pelo comportamento higiênico, em colméias na região do Vale do Guaporé – MT” está entre os dez premiados com Mérito Científico, no 18º Congresso Brasileiro de Apicultura e 4º de Meliponicultura, eventos realizados entre os dias 19 e 22 de maio, no Centro de Evento do Pantanal, em Cuiabá.

O trabalho é de autoria dos professores Marcelo da Silveira Meirelles Pinheiro e Osvaldo Martins de Souza, ambos do departamento de Zootecnia da Unemat em Pontes e Lacerda, e Ana Flávia Basso Royer, ex-aluna do curso e atual professora no Instituto de Ensino Superior da Amazônia em Vilhena.

Diante do crescimento da apicultura integrada e sustentável em todo o Estado, especificamente na região do Vale do Guaporé, a pesquisa avaliou o desempenho produtivo de diferentes grupos de abelhas para uma eventual seleção e acompanhamento para o melhoramento genético, podendo ser uma alternativa prática e rápida a ser utilizada pelos apicultores.

Além dos trabalhos científicos, a Universidade do Estado e Mato Grosso esteve representada por mais de 130 acadêmicos, oriundos de Cáceres, Pontes e Lacerda e Mirassol D'Oeste.

O 18º Congresso Brasileiro de Apicultura, 4º Congresso Brasileiro de Meliponicultura e a Feira do Mel foram promovidos pela Federação das Entidades Apícolas do Estado de Mato Grosso (Feapismat), Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), Governo de Mato Grosso e Sebrae.

 

Por: Coordenadoria de Comunicação Social