Imprimir
Unemat discute oferta de Dinter em Desenvolvimento Sustentável com UFPA
Visita às instalações do campus de Alta Floresta

A Unemat discute oferta de doutorado interinstitucional (Dinter) em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). Na última semana (19 e 20.04), ocorreu reunião em Alta Floresta, com representantes da pós-graduação das IES envolvidas e professores interessados no programa, oriundos dos campi de Alta Floresta, Sinop e Tangará da Serra.

O doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido é um curso multidisciplinar e, por isso, permitirá a qualificação de docentes da Unemat de diversas áreas do conhecimento, entre as quais, Biologia, Engenharia Florestal, Direito, Pedagogia e Administração.

De acordo com a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unemat, Carolina Joana da Silva, há demanda de profissionais de diferentes campi. “Esta proposta faz parte dos investimentos da Fapemat/Capes para a pós-graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso”.

Participaram da reunião, a coordenadora do programa na UFPA, Ana Paula Vidal Bastos, e diretor do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Armin Mathis. Na ocasião, eles conheceram a estrutura do campus, o laboratório de biodiversidade, herbário, laboratório de insetos, peixes e o centro de pesquisa em tecnologia, que será inaugurado.

O curso de Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido foi implantado na UFPA em 1994, com o intuito de formar pesquisadores capazes de analisar as dimensões sociais, econômicas, políticas, culturais e ecológicas, no processo de transformações da Amazônia.

A pesquisa do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) está estruturada em três grandes linhas, às quais se vinculam os grupos de pesquisa: Economia Regional e Desenvolvimento Sustentável, Gestão ambiental e Manejo de Ecossistemas e Sociedade, Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas.

 

Por: Coordenadoria de Comunicação Social