Imprimir
Unemat participa de estudo sobre reflorestamento

O coordenador de Programas e Projetos da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unemat, Masato Koga está acompanhando um trabalho preliminar desenvolvido em conjunto com pesquisadores japoneses, que visa a elaboração de um projeto sobre a exploração de madeira e reflorestamento em Mato Grosso.

O estudo discutido entre as universidades públicas do estado, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, Fapemat e o Instituto de Bio-Agronomia da Universidade de Nagoya no Japão visa, segundo Masato, buscar a sustentabilidade econômica e ecológica da atividade madeireira com o reflorestamento.

“A proposta é a defesa da atividade exercida com base numa ação positiva tanto nos aspectos econômicos como ecológicos”, enfatiza Koga pontuando a importância da ação para Mato Grosso. Estado que possui uma das maiores reservas florestais do mundo e que conta em grande escala com a atividade de exploração de madeira.

Intercâmbio

Os Pesquisadores japoneses estão visitando Mato Grosso e foram recebidos na semana passada pelo governador Blairo Maggi para discutir o apoio aos estudos sobre a exploração madeireira e o reflorestamento.

Na reunião que contou com a presença de membros das instituições envolvidas na proposta de estudo, da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e empresários do setor de exportação de madeira, o governo garantiu a disponibilização de três áreas- no Pantanal, Floresta e Cerrado- para a realização dos estudos, que segundo Flávia Nogueira, secretária de Ciências e Tecnologia, será coordenado pelas universidades mato-grossenses.


Por: Coordenadoria de Comunicação Social