Imprimir
Cerimônia de lançamento destaca ações da Unemat na área da Literatura em MT

A apresentação de uma produção no que pode ser considerado o templo da literatura mato-grossense . Um momento peculiar não só para o autor , mas também para a Universidade do Estado de Mato Grosso. Foi essa a essência da noite de lançamento das obras Mente Insana e Diálogos Literários:literatura, comparativismo e ensino , ambas do autor, professor doutor Agnaldo Rodrigues, que também é pró-reitor de Ensino e Graduação da Unemat

Realizada na última sexta-feira na sede da Academia Mato-grossense de Letras (AML) em Cuiabá, a cerimônia contou com a presença de membros da AML e Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, gestores e autoridades acadêmicas da Unemat, professores das áreas de Letras e Literatura e dos representantes da Fapemat e Secitec.

O prédio que antes serviu de morada para o ilustre Barão de Melgaço e que hoje abriga duas das mais antigas instituições mato-grossenses, que é a AML e o IHGMT, abriu as suas portas para um momento de divulgação das produções científica e também artística de um membro do corpo docente da Unemat. Diálogos Literários: literatura, comparativismo e ensino é uma publicação organizada por Agnaldo Rodrigues e que conta com a contribuição de 27 textos de autoria de professores pesquisadores da Unemat, universidades brasileiras das regiões sudeste, norte e sul do país e também das universidades portuguesas de Coimbra e Lisboa. O livro é uma publicação da Editora Unemat e Ateliê Editorial.

Já Mente Insana é uma obra ficcional.O livro é editado pela Editora Unemat e Artes e Ciência. A cerimônia também contou com a performance de um dos contos de Mente Insana , realizada pelo ator e também professor Edson Flávio.

Para a professora Carolina Joana, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, o lançamento é também reflexo das ações de fortalecimento da Unemat nas áreas de Estudos Literários. A pró-reitora destaca a recente aprovação, pela Capes, do mestrado nessa área

De portas abertas

Para a professora Walnice Vilalva, do departamento de Letras do campus de Tangará da Serra, a AML abriu suas portas e disponibilizou suas fontes de pesquisa para a Unemat. Esse processo começou ainda na gestão de Sebastião Gomes de Carvalho como presidente da academia. Hoje a parceria fortalece e além de proporcionar a difusão e socialização da produção científica no âmbito da teoria literária com enfoque para Mato Grosso, ela possibilitou também o curso de especialização em Literatura Mato-grossense.O curso desenvolvido pela Unemat, por meio do Núcleo Wlademir Dias Pino, e AML começou em abril de 2008 e possui atualmente 38 professores em processo de qualificação, todos integrantes das redes públicas de ensino em Cuiabá.

A professora explica , que em Tangará da Serra o núcleo desenvolve uma especialização semelhante, só que a parceria ficou firmada entre a universidade e a secretaria Municipal de Educação de Tangará . Nessa são 30 professores sendo especializados. Isso demonstra a preocupação da Universidade, por meio de seus pesquisadores, na valorização da produção literária regional.

Instituição e a Literatura de Mato Grosso

Para a professora doutora integrante da AML,Yasmin Jamil Nadaf, que prestigiou o evento, essa ação da Unemat na difusão e valorização de conhecimentos na área da literatura mato-grossense demonstra a característica peculiar da instituição. “A Unemat é a cara de Mato Grosso. Não poderia ser diferente”, declarou a professora em referência as ações executadas pela universidade que tem como enfoque a literatura regional

No mesmo sentido, a residente da AML, Nilza Queiroz Freire, falou sobre da preocupação atual de buscar conhecer e valorizar o que é produzido pela região, o que antes não era estimulado.”Tínhamos intimidade com as obras dos grandes escritores brasileiros, mas não conhecíamos o que era produzido na nossa cidade, no nosso estado “ falou a presidente , lembrando do enfoque que era dado para o ensino da literatura no passado.

Sobre os trabalhos do professor Agnaldo, a presidente destacou o entusiasmo do pesquisador trazer para a área cientifica aquilo que era uma forma corriqueira de entretenimento em Mato Grosso, servindo até inspiração para brincadeiras infantis que é o teatro, objeto de seu estudo que resultou na publicação de seu livro “Projeção de mitos e construção histórica no teatro mágico”, lançado em 2008 por Rodrigues .

Sessão de autógrafos complementou a cerimônia que também conferiu diploma de mérito universitário para os membros da AML Yasmin Nadaf, Sebastião Gomes de Carvalho, Nilza Freire e Natalino Ferreira Mendes pelos relevantes serviços prestados à universidade.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social