Imprimir
Concurso público lançado pelo Governo do Estado oferece mais de dez mil vagas

O Governo de Mato Grosso autorizou nesta quinta-feira (23.07) o edital para a realização de concurso público do Estado para o preenchimento de 10.022 vagas em 15 carreiras e 31 cargos, que vão atender 17 órgãos e 11 Núcleos Sistêmicos. A autorização foi assinada pelo governador Blairo Maggi em solenidade no Salão Nobre ‘Secretário Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás. O concurso terá validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois, para fazer o chamamento.

O edital será publicado no Diário Oficial Eletrônico do dia 27 de julho, que circula na próxima terça-feira (28.07). Técnicos da secretaria de Estado de Administração (SAD), responsáveis pela coordenação do concurso, adiantam que as inscrições serão abertas na semana seguinte à publicação do edital e a previsão de realização da prova é para o próximo mês de setembro. Todas as provas serão realizadas no mesmo dia, assim cada candidato poderá se inscrever para apenas uma vaga.

As vagas são para atender a Auditoria Geral (15), Departamento Estadual de Trânsito (300), Instituto de Defesa Agropecuária (313), Instituto de Terras de Mato Grosso (27), Órgãos e Núcleos Sistêmicos (400), e Secretarias de Justiça e Segurança Pública (2.900), Meio Ambiente (100), Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (250), Infraestrutura (45), Comunicação Social (10), Desenvolvimento Rural (40) e Educação (5.500).

“Num modo geral esse concurso supre as nossas necessidades neste momento. Até porque nós temos na Seduc (Educação) uma média anual de 500 a 600 casos de profissionais aposentados. Isso acaba gerando uma demanda, todos os anos, por novas contratações”, revelou o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes. O governador Blairo Maggi assinalou também que há outras secretarias que já não têm mais servidores públicos de carreira, que também se aposentaram ao longo dos últimos anos, e que essas secretarias estão atuando com um grande número de pessoas comissionadas.

O concurso deverá suprir também as necessidades de todas as delegacias do Estado de Mato Grosso que hoje não têm delegado. “Neste concurso, 100% delas serão contempladas. Então, este concurso é o maior das duas ou três últimas décadas de Mato Grosso, e vem para preencher exatamente onde o Estado tem dificuldade”, completou o chefe do Executivo estadual, ressaltando ainda que “não é estoque de gente concursada, mas é realmente a necessidade que o Estado tem”.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, além de suprir as necessidades, o concurso vem resolver também o problema em relação aos contratados do órgão. A Sejusp assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com o Tribunal de Contas do Estado para a abertura de concurso. Situação parecida com a do Indea, segundo o presidente do órgão, Decio Coutinho. “De certa forma, mais uma vez o governo dá uma resposta efetiva a essas reivindicações abrindo esses números de vagas que são essenciais para o desenvolvimento dos nossos trabalhos”, disse.

OPORTUNIDADE- Os salários variam entre R$ 465,00 (nível fundamental) e R$ 10.013,80 para delegado, nível superior. De acordo com a SAD, é o maior concurso do Centro-Oeste já realizado este ano e também o maior gerador de emprego. Para o servidor comissionado do Cerimonial do Governo do Estado há 6,5 anos, Geison Moreira, 28, esta é a oportunidade que não só ele, mas muitos dos colegas esperavam, para se efetivar e continuar trabalhando com o serviço que gostam.

O assessor de imprensa da Casa Militar, William Fidelis, é mais um dos servidores contratados no Governo de Mato Grosso que não quer perder a oportunidade. A primeira pesquisa feita pela Associação Nacional de Proteção e Apoio ao Concurso, no ano passado, apontou que "a disputa por uma vaga em concursos públicos vem crescendo a cada dia. São quase 10 milhões de candidatos no triênio (2005/ 2006/ 2007) em todo o território nacional", uma vez "que houve um aumento de 27% do funcionalismo público, fruto de um número cada vez maior de concurso em todas as esferas (municipal, estadual e federal)".

Assinaram ainda a autorização o vice-governador Silval Barbosa e secretários de Estado, Eumar Novacki (Casa Civil e Comunicação Social) e Geraldo de Vitto (Administração). Participaram da solenidade também a secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, secretário e dirigentes dos demais órgãos com vagas no concurso, senadora Serys Slhessarenko, deputados estaduais e servidores estaduais civis e militares.

O quantitativo de vagas e valores salariais podem se acessados em: http://www.secom.mt.gov.br/.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social