Imprimir
Camosc retoma atividades. Alunos dão início ao 7º módulo do curso.

Acadêmicos do curso de Agronomia para integrantes dos movimentos sociais do campo da Unemat em Cáceres retornam atividades para concretização do 7° módulo da graduação.O curso é fruto da parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso(Unemat) e o Incra, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), e proporciona a formação superior atualmente para 48 alunos, todos eles integrantes de movimentos sociais que lutam pela reforma agrária.

Desenvolvido com base em uma metodologia que contempla tempo de aula na universidade e tempo de comunidade, com desenvolvimento de atividades de pesquisa na comunidade em que atuam, os alunos recebem formação teórica e científica baseada na agroecologia, educação popular e economia solidária.

Nesse sétimo módulo que teve início no dia 20 de julho os acadêmicos irão cursar a disciplina de Planejamento e Administração rural, ofertada pelo professor José Roberto Rambo, do campus da Unemat em Tangará da Serra. O módulo tem previsão de término marcado para o dia 22 de agosto.

Na solenidade de boas vindas realizada na noite de segunda-feira(20) no auditório Edival dos Reis, na cidade universitária da Unemat em Cáceres, representante dos acadêmicos, professores e autoridades acadêmicas ressaltaram a essência do curso que se constrói e se fortalece na luta popular.

Para a acadêmica Devanir Oliveira de Araújo, do assentamento “Durcelina Folador”, no município de Várzea Grande, a conquista da formação superior não representa uma conquista pessoal e sim coletiva. “O curso é constituído historicamente pelos movimentos sociais da qual fazem filhos e filhas de assentados que por algum motivo precisam da formação que vai contribuir com as comunidades de assentamentos e sociedade como um todo”.

O curso também é um espaço para socialização de experiência dos assentados de outras regiões como é o caso de Alexandre Júnior da Silva, acadêmico do curso que é assentado na região do Cantagalo, no Estado do Paraná.Para o professor doutor Abdala Untar, coordenador do Camosc, o curso traz grande contribuições para o meio acadêmico pelo seu desenvolvimento em etapas de alternância. “É um curso que visa trazer o campo para a universidade e levar a universidade para o campo. É uma troca de saberes em que a comunidade contribui trazendo seus ensinamentos para a academia e a universidade se faz presente no campo com desenvolvimento, na prática, do que foi aprendido em sala de aula.”, relatou.

 O pró-reitor de Ensino e Graduação, professor doutor Agnaldo Rodrigues, que a solenidade representou o reitor da Unemat, professor mestre Taisir Karim, falou da importância experiência do Camosc para o meio acadêmico. “É a Unemat cumprindo o seu papel, sua missão de dar acesso a formação superior as minorias e as várias comunidades que compõem o Estado de Mato Grosso”.

Também fez parte da mesa de autoridades a professora mestre Leila Delmadi, que na ocasião representou a pró-reitoria de Extensão e Cultura.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social