Imprimir
Estudante da UNEMAT apresenta trabalho sobre estruturação de Casa de Sementes no Congresso brasileiro de Sistemas Agroflorestais

O Estudante da Unemat em Alta Floresta, Iberê Martí, do curso de Engenharia Florestal apresenta trabalho no VII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (CBSAF), organizado pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais – SBSAF, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal – EMATER/DF que estará sendo realizado em Brasilia de 22 a 26 de junho.

O trabalho mostra a metodologia empregada pela equipe do projeto “Extensão Rural e Agricultura Familiar no Portal da Amazônia: construindo saberes para o desenvolvimento sustentável”, desenvolvido pela Universidade do Estado de Mato Grosso em parceria com o Instituto Ouro Verde junto ao assentamento Jacamim, no município de Alta Floresta.

O trabalho será apresentado no formato de pôster e foi denominado: “Casa de sementes: relato da experiência de estruturação participativa no assentamento Jacaminho, MT”. Trata especificamente do processo de estruturação da casa de sementes do assentamento Jacaminho que fica localiza-se a aproximadamente 90 km da sede do município de Alta Floresta, como parte da estratégia de desenvolvimento definida por moradores, técnicos, professores e estudantes da Universidade.

O objetivo principal do projeto é estruturar um serviço diferenciado de extensão rural, aproximando a Universidade da  realidade da agricultura familiar da região. A primeira etapa do projeto foi a realização do diagnóstico participativo, que apontou a estruturação da casa de sementes como estratégia de desenvolvimento do assentamento, a partir de então foram realizadas uma série de reuniões e capacitações no sentido de identificar as áreas e as matrizes para coleta, formar grupos de coletores de sementes e estruturar mecanismo de gestão da casa. Como principais resultados têm-se o envolvimento de jovens e o início do processo de recuperação de nascentes no assentamento. O trabalho reforça a idéia da importância da participação popular como base de quaisquer ações de desenvolvimento.

Maiores informações do Congresso no site: www22.sede.embrapa.br/snt/viicbsaf/

Sobre o projeto de extensão no site: http://www.ouroverde.org.br/

Por: Coordenadoria de Comunicação Social