Imprimir
Diretores de institutos e faculdades discutem nova estrutura da Unemat

Diretores de institutos e faculdades da Unemat discutem a nova estrutura da Universidade do Estado de Mato Grosso, após aprovação do estatuto. A reunião foi realizada na última semana (15.05), na sede administrativas, em Cáceres.

Os diretores puderam dar sugestões e contribuições para a discussão da nova estrutura dos órgãos de administração didático-científico da Universidade, que passam a constituir-se das seguintes instâncias: colegiado científico de área, faculdade, institutos, colegiados de cursos, cursos e departamentos.

De acordo com o previsto em Estatuto, os critérios para a criação de cada departamento, instituto e faculdade serão definidos internamente pela comissão constituída. “Os critérios devem ser precisos para que respeitem a diversidade dos campi da Unemat e não limitem o crescimento de determinadas áreas”, explicou Ana Di Renzo, diretora do Instituto de Linguagem (IL) e membro da comissão transitória.

A faculdade, por exemplo, passa a ser a unidade executora e de articulação das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão de áreas afins e congrega um conjunto de departamentos. “Para saber como serão as faculdades nos campi, é necessário saber quantos departamentos há na nova estrutura”, falou. O estudo leva em conta os potenciais e desafios de cada área do conhecimento e dos pesquisadores que nela atuam.

Participaram da reunião, além da citada, os diretores: Evaldo Ferreira (ICSA), Vilma Barreto (ICNT), Aristides da Silva (IACCE), Afonso Maria Pereira (FAED), Marcelo Coutinho Horn (FADIR), Francisco Lledo (FACIEX).

Sobre a comissão- A comissão transitória foi instituída, por meio da Resolução nº 03/2009- Consuni, após aprovação do novo Estatuto da Unemat pelo Conselho Universitário, em sessão realizada em 14 de abril. É composta por: Evaldo Ferreira, Ana Maria Di Renzo, Domingos Sávio da Cunha Garcia, Anapaula Rodrigues Vargas, Domingas Ribeiro, Luiz Francisco Borges, Hugo Franco de Miranda, Rafael de Melo Costa e José Rodolfo Fernandes.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social