Imprimir
Lançado edital para formação da Rede Malária

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) lançou o edital da Rede de Malária para apoiar atividade de pesquisa e inovação tecnológica sobre a doença, e terá recursos totais de R$ 15,4 milhões.

O edital da rede Malária apoiará projetos com até 36 meses de execução. Os projetos apresentados irão compor a rede de pesquisa da malária, com a participação formal de instituições de pelo menos duas unidades da federação, sendo uma da Amazônia Legal.

Além disso, as propostas deverão considerar a formação de recursos humanos na área e os impactos de seus resultados para o Sistema Único de Saúde, considerando as metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Combate à Malária.

Entre os temas contemplados estão estudos sobre biologia, ecologia e controle de vetores potenciais da malária; identificação ou produção de biomarcadores para avaliar susceptibilidade e resistência à infecção malárica no hospedeiro humano; vacinas; caracterização molecular das populações de parasitos circulantes no hospedeiro vertebrado e no vetor; quimioterapia antimalárica; pesquisa clínica; epidemiologia e controle da malária; e diagnóstico.

O edital estará disponível no site do CNPq (www.cnpq.br) e das FAPs parceiras. As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas on line, disponível na Plataforma Carlos Chagas (www.cnpq.br).

 

Por: Coordenadoria de Comunicação Social