Imprimir
Nudheo tem novo coordenador e inicia digitalização de documentos

O Núcleo de Documentação de História Escrita e Oral, (Nudheo) da Unemat tem novo coordenador. O professor mestre Clementino Nogueira de Souza assume o Núcleo com a missão de incrementar as atividades de extensão e pesquisa.

De acordo com o professor a partir da próxima terça-feira (10) o Nudheo coloca em funcionamento a digitalizadora de microfilmes doada para o Departamento de História pelo deputado federal Carlos Abicalil. Os primeiros documentos a serem digitalizados será o acervo da Gazeta Oficial, hoje, Diário Oficial, do período de 1895 a 2001. A partir da digitalização do documento o mesmo será disponibilizado para a sociedade o que deve agilizar os trabalho de pesquisa na instituição.

Outra proposta que será coloca em prática pelo novo coordenador do Nudheo é a formalização de convênios com outras instituições como a UFMT, Arquivo Público de MT, Arquivo Público Nacional, Biblioteca Nacional para a troca de documentos digitalizados. “A partir de maio vamos realizar com os professores um treinamento para que eles mesmos possam operar a máquina digitalizadora e assim possam digitalizar documentos importantes para suas pesquisas”, afirma o professor Clementino.

Exposições

O Nudheo também retoma neste ano a exposição de documentos e iconografia sobre a história e memória da cidade de Cáceres.

 

Por: Coordenadoria de Comunicação Social