Imprimir
Unemat promove discussão sobre Educação de Jovens e Adultos para indígenas

O campus da Unemat em Barra do Bugres realizou nesta semana uma mesa redonda com o tema: “Ensino Integrado, Educação de Jovens e Adultos voltados para Educação Indígena (Proeja)”, composta pelas professoras Luzenira Bráz (SEDUC/EJA),Letícia Queiroz (SEDUC/Ed. Indígena), Francisca Pareci (CEI/MT) e Elias Januário (Unemat/PROESI).

Os componentes da mesa falaram e debateram com mais de 200 professores indígenas, estudantes dos cursos de graduação (licenciatura) e pós-graduação (especialização), pertencentes a várias etnias, questões referentes aos processos históricos, conceitos e aplicabilidade, dessas modalidades de ensino.

Também falaram dos encaminhamentos que estão sendo deliberados no estado de Mato Grosso junto a Secretaria Estadual de Educação e as instituições parceiras, para a implementação do Proeja (Programa de Educação de Jovens e Adultos) e Ensino Médio Integrado nas escolas indígenas, bem como a regularização e apoio pedagógico as escolas indígenas que já ofertam a Educação de Jovens e Adultos.

O evento teve ampla participação dos professores indígenas, que por meio de perguntas esclareceram dúvidas e fizeram recomendações.

A equipe de palestrantes considerou a iniciativa do Conselho de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso(CEI?MT) e da Unemat positiva, ao possibilitar um espaço de diálogo para problematizar estas questões educacionais que são recentes nas escolas das aldeias.

 

Por: Coordenadoria de Comunicação Social