Imprimir
MEC ouvirá especialistas estrangeiros sobre reforma universitária

O Ministério da Educação pretende ouvir especialistas internacionais durante o processo de discussão da reforma universitária no Brasil. Além da participação nos debates agendados pelas instituições relacionadas ao ensino superior e da realização de fóruns com especialistas nacionais, o MEC vai trazer ao Brasil personalidades de renome mundial para aproveitar as experiências bem-sucedidas realizadas em outros países.

Um dos especialistas é o professor espanhol Enrique Gómez-Reino y Carnota, 63 anos, catedrático da Universidade Complutence de Madrid e da Universidade de Santiago de Compostela. Ex-assessor do Presidente do Chile, Salvador Allende, Gómez-Reino y Carnota é autor de 37 livros e especialista em questões como Integração Econômica e Jurídica, Reformas do Estado e Direito da Concorrência.

O professor espanhol foi convidado para debater a reforma universitária hoje, 9, pelo Ministro da Educação, Tarso Genro, durante audiência em Brasília. Ele fez uma visita de cortesia ao novo ministro e se dispôs a relatar o processo de reforma do ensino superior realizada na Europa, que será implantada em 2005.

Segundo ele, a partir do próximo ano, as universidades dos 25 países participantes da União Européia iniciarão a unificação de seus planos de ensino e a equiparação da duração das licenciaturas, além do livre ingresso de estudantes de qualquer um dos países nas universidades da comunidade européia.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social