Imprimir
Divulgado edital para seleção ao Mestrado em Ciências Ambientais

Divulgado edital para processo seletivo para ingresso no Curso de Mestrado em Ciências Ambientais da Unemat. O curso é desenvolvido no Centro de Pesquisa de Limnologia e Biodiversidade do Pantanal, área localizada às margens do Rio Paraguai, em Cáceres, caracterizada como um dos principais fragmentos vegetacionais do espaço urbano, com uma grande diversidade ambiental.

O período de inscrições será de 01 a 15 de fevereiro de 2009, somente pela internet, através do endereço eletrônico www.unemat.br/ppgca, no valor de R$ 100.

São oferecidas 15 vagas, abertas a pessoas com diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento. O programa possui área de concentração em Meio Ambiente e Sustentabilidade, e está dividido em duas linhas de pesquisa: Gestão Ambiental e Educação Ambiental. Com duração de 24 meses, o curso tem estrutura multidisciplinar, com atuação de docentes das áreas de Ciências Biológicas, Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal, Ciências Sociais, Geografia, História e Legislação Ambiental, Ciências Contábeis, entre outras.

Para efetivar a inscrição, é necessário apresentar: cópia autenticada do diploma de graduação ou comprovante de conclusão de curso, cópia dos documentos: RG, CPF; currículo padronizado e comprovado; pré-projeto de pesquisa, declaração de ciência do candidato de que o curso requer dedicação integral, termo de aceite de orientador no processo seletivo.

Os modelos de anexos podem ser encontrados em: www.unemat.br/ppgca.

Para ingresso no curso serão utilizados como instrumentos de avaliação: pré-projeto de pesquisa (eliminatório); prova de conhecimento específico (eliminatória); prova de proficiência em inglês para brasileiros e estrangeiros (classificatória); prova de proficiência em português para estrangeiros (eliminatória); análise de currículo (classificatório); entrevista (classificatória). A seleção será realizada no dia 11/03/2009, em Cáceres.

O curso de Ciências Ambientais foi aprovado pela Capes em 2005. Na última Avaliação Trienal da Capes o Programa manteve o conceito três, com 18 meses de início da primeira turma. Isso representa o início da implantação do curso, com a meta de aumentar para quatro na próxima avaliação. Para tanto, um esforço foi a aprovação do PROCAD em cooperação com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

Por: Coordenadoria de Comunicação Social