Imprimir
Conselho discute relatório do II Congresso Universitário

O Conselho Superior Universitário (Consuni), reunido em Cáceres nesta quinta-feira (18.12), discute a homoloção do relatório do 2º Congresso da Unemat, realizado no período de 7 a 11 de dezembro, em Cuiabá. O evento teve caráter deliberativo, definindo políticas macro para a Instituição e a reestruturação do estatuto.

Os Conselheiros, representantes de todos os Câmpusda Unemat, aprovaram o relatório apresentado pela comissão organizadora e encaminharão os nomes de oito membros que vão compor uma comissão, responsável por sistematizar o documento em novo estatuto. Para o reitor Taisir Karim, a redefinição do Estatuto deve ser feita de forma muito criteriosa.  "Devemos respeitar a decisão do Congresso Universitário e, ao mesmo tempo, observar a legalidade do processo", disse.

Entre os pontos aprovados pelo II Congresso Universitário, está uma nova estrutura para a Universidade, descentralização de institutos e faculdades, voto paritário e a criação de uma faculdade indígena no campus de Barra do Bugres. A realização do Congresso Universitário como instância definidora das macro-políticas da Unemat está prevista na Lei Complementar nº. 319, de 30 de junho de 2008.

O Congresso tem como objetivos deliberar sobre estratégias de fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como de gestão voltadas aos interesses gerais da sociedade, assim como avaliar a articulação Universidade – Sociedade, entre outros aspectos.

Participaram como delegados representantes eleitos de cada segmento que compõe a comunidade acadêmica (docentes, discentes e profissionais técnicos), órgãos estaduais (SEDUC, CEE, SECITEC, Assembléia Legislativa e Associação Mato-grossense de Municípios) e membros natos da Comissão Organizadora.

O novo estatuto deverá ser submetido para homologação pelo Consuni, em próxima sessão, em abril do próximo ano.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social