Imprimir
Unemat assina convênio de cooperação cultural com Projeto Florescer
Equipe da Unemat com professores da Escola Sapiquá

A Unemat, por meio do Departamento de Letras do Campus de Cáceres, a Prefeitura Municipal e o Programa Social do Projeto Florescer assinaram convênio de cooperação cultural e científica, que prevê a realização de estágios supervisionados para a Rede Municipal de Ensino, aplicado ao programa social do Projeto Florescer.

As ações pedagógicas já vêm sendo desenvolvidas ao longo deste ano, através de oficinas de leitura e produção de texto para a formação continuada de docentes em atuação em escolas de comunidades rurais próximas a Cáceres, entre elas, Clarinópolis, Porto do Limão e Assentamento Sapiquá, região de fronteira Brasil-Bolívia. 

Cerca de 33 professores participaram das atividades, coordenadas por seis professores orientadores da Unemat e acadêmicos do curso de Letras dos 6º, 7º e 8º semestres.

Os estágios curriculares supervisionados devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem. “A prática de estagiar é um instrumento de integração, de aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano”, afirma a professora Dra. Elisabeth Batista.

A relevância desta iniciativa para a universidade é promover ações de ensino e pesquisa, visando a interação entre a IES e a sociedade.  “O programa partilha da idéia de que deve oportunizar ao acadêmico-estagiário do curso de Letras um momento para que ele demonstre capacidade de associar os conceitos trabalhados na sua formação, promovendo a troca de saberes nas unidades cooperantes da rede municipal, em especial as escolas na região da fronteira”, explicou.

O convênio prevê o desenvolvimento de atividades pelo período de cinco anos, em ação articulada entre Unemat, Prefeitura e Fundação Floresteca. Apesar de, inicialmente, ser executada por acadêmicos e docentes do curso de Letras, a cooperação poderá ser ampliada para outras áreas do conhecimento.

 

 

Por: Coordenadoria de Comunicação Social