Imprimir
Capes deve lançar edital para apoio e desenvolvimento da Botânica

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) deve lançar, em fevereiro de 2009, um novo edital do Programa Nacional de Apoio e Desenvolvimento da Botânica (PNADB).

A idéia é utilizar a estrutura de diferentes instituições de ensino superior (IES) para apoiar projetos conjuntos de pesquisa e formar recursos humanos de alta qualificação. O edital foi definido em reunião entre os coordenadores de cursos na área de botânica e o presidente da Capes, Jorge Guimarães, em Brasília.

Segundo informações repassadas ao Gestão C&T online, a proposta do edital é que os projetos se voltem para caracterizar as espécies botânicas, mas sob ótica interdisciplinar. Em texto da Capes, o coordenador da área de Ecologia e Meio Ambiente, Fábio Scarano, explicou que pode haver interação numa área como a taxionomia, que dá nome às plantas, com a área de farmácia; ou que a fisiologia vegetal, que é uma área pilar, com a ecologia para poder prever efeitos de mudanças climáticas e, com isso, conseguir dar características em maior grau de detalhes para as plantas.

O programa propõe estabelecer redes de parceria. Cada proposta deverá ter, no mínimo, duas instituições envolvidas e, no máximo, quatro. O foco é o fortalecimento dos cursos de pós-graduação que estão em fase de consolidação, mas tendo parceiros com conceito quatro ou superior, nas avaliações da Capes, possibilitando a troca de experiências, especialmente entre regiões geograficamente distantes no país.

Os projetos terão uma coordenação geral, que deverá ser exercida por um professor/pesquisador, coordenador de cada equipe, pertencente ao quadro da IES, com reconhecida competência na área de aplicação do projeto.

Segundo Scarano, a expectativa do edital é que se promova uma revolução na botânica do país. "O Brasil deve ter, até 2010, uma lista de espécies de plantas do país. O novo edital irá ajudar a concluir essa meta", disse o coordenador Scarano.

Mais informações: www.capes.gov.br.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social