Imprimir
II Congresso Universitário define macro-políticas da Unemat

Um total de 252 delegados, representando os diferentes segmentos acadêmicos, sociedade civil e Governo do Estado, estão reunidos desde domingo (07.12), para pensar e discutir a Universidade do Estado de Mato Grosso e redefinir macro-políticas para o ensino, pesquisa, extensão, bem como gestão universitária. O 2º Congresso Universitário será realizado até esta quinta-feira (11), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

Para a presidente da comissão organizadora, Maria Helena Rodrigues Paes, este é o momento da comunidade acadêmica pensar a Universidade forte e cada vez mais coerente, para os próximos 20 anos. Segundo ela, isso demanda “ver a Instituição sem paixões locais, regionais, pois a Unemat é estadual, seus limites são definidos nas fronteiras de Mato Grosso”.

A programação inclui seminários de apresentações das teses inscritas, plenárias de discussão, debates nos grupos de trabalhos temáticos, sessões plenárias e sessão final. A discussão estrutura-se em torno de 29 teses, que abordam: autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial; orçamento e financiamento; gestão democrática, transparente e participativa; diretrizes para o ensino, a pesquisa e a extensão, política de expansão da universidade.

Além de definir macro-políticas, o Congresso tem como objetivo deliberar sobre a reestruturação do estatuto da Universidade. “A Unemat é planejada coletivamente. É uma instituição pública e democrática, preocupada em atender a pluralidade do Estado. As discussões devem ser encaminhadas de forma responsável, de acordo com a responsabilidade social e relevância desta Instituição”, declarou o reitor Taisir karim.

A realização do II Congresso Universitário está prevista na Lei Complementar nº. 319, de 30 de junho de 2008, que reestruturou a Lei de criação da Unemat. Para o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Francisco Daltro, a Unemat é uma Instituição reconhecida e isso foi comprovado com a aprovação, pelo Governo do Estado, da nova lei orçamentária e dos planos carreiras de técnicos e professores. “Agora é um momento de definir com clareza os novos rumos que esta universidade pretende trilhar”, disse.

O relatório final e o relatório de prestações de contas do Congresso serão encaminhados para apreciação pelo Consuni e Conselho Curador da Unemat.

Outras informações podem ser obtidas em: www.unemat.br/congresso/

Por: Coordenadoria de Comunicação Social