Imprimir
Unemat e Colônia Z2 elaboram projetos para beneficiar pescadores profissionais

Uma reunião de trabalho realizada na manhã de hoje(28), na Sede Administrativa Unemat, da equipe formada por representantes da instituição e da Colônia de Pescadores Z2 de Cáceres tratou sobre a formulação de projeto que irá atender, com infra-estrutura, a categoria no município. A reunião de hoje contou com a presença do professor doutor Heitor Medeiros que passa a integrar a equipe.

O professor trouxe para equipe sua experiência em trabalhos realizados com pescadores profissionais em outros municípios. Segundo Medeiros, a sua participação é uma forma de retribuição ao grupo social que colaborou na sua pesquisa para obtenção do títulação em nível de mestrado.

Por parte da Unemat, a equipe reúne representantes das  pró-reitorias de Extensão e Cultura(Proec),  Planejamento e Desenvolvimento Institucional(PRPDI) e de Pesquisa e Pós-graduação(Prppg), além do Departamento de Biologia do campus de Cáceres e Coordenadoria de Comunicação(Coordecom) e tem como objetivo auxiliar na elaboração de projetos para melhoria da qualidade de vida dos pescadores profissionais. A intenção é colaborar para contrução do arranjo da cadeia produtiva do pescado.

A manhã de hoje foi dedicada para levantamento de informações necessárias para elaboração de um projeto para requisição de kits que irão proporcionar a comercialização do pescado por meio da feira itinerante do peixe.Esta poderá ser deslocada para os bairros de Cáceres, facilitanto o acesso do consumidor ao produto. A Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca(Seap) e Companhia Nacional de Abastecimento são os orgãos que estão recendo as propostas para financimento.

Primeiros resultados

Na quarta-feira(26) a equipe, por meio do professor mestre Ilário Straub, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura(Proec), entregou simbolicamente para os representantes da Colônia Z2 cópia do projeto de apoio a pequeno empreendimento na Pesca Artesanal, que foi enviado no último dia 17 para concorrer ao financiamento da Seap. O projeto na áreas de infra-estrutura tem como objetivo garantir a aquisição de equipamentos como freezer e outros instrumentos básicos.

Além dessa proposta já encaminhada e do projeto Feira do Pesca, em fase de elaboração, a equipe espera inscrever ainda este ano cerca de três outros projetos para concorrer a financiamentos. Além dos reprentantes da Colônia Z2 , participaram também da reunião o pró-reitor da Proec, Ilário Straub, pela supervisora do Núcleo de Inovações  Tecnológicas da PRPPG, Marcia Lopes, e da supervisora de financiamento institucional  PRPDI, Ana Luci Fontana e Joane Santos Cunha, Supervisora de projetos da Proec.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social