Imprimir
Oficinas e mini-cursos movimentam primeiro dia de atividades do I Congresso de Ciências e Divulgação Científica da Unemat

Teve início na tarde de hoje(11)  as atividades de mini-cursos e oficinas ofertadas pelo I Congresso de Ciências e Divulgação Científica da Unemat . O evento que  acontece simultaneamente com a II Mostra de Ensino de Ciências Investigativa e Experimental,  VI Semana da Biologia, IV Semana da Matemática e II Jornada de Conscientização e Ações para preservação do Rio Paraguai.O evento teve início na noite desta segunda-feira(10) com a presença de autoridades acadêmicas e políticas.

Com mais de 600 inscritos, o  congresso, que engloba outros quatro momentos, tem como abordagem principal a educação não formal para o ensino das Ciências Naturais e como ela se dá em espaços como os museus, jardins botânicos, hortos , observatórios e o ambiente natural.

As oficinas e mini-cursos estão sendo ofertados durante o período vespertino no campus da Unemat em Cáceres e na Cidade Universitária.De acordo com a professora Herena Naoco , do Centro de Ciências da Unemat e Projeto Einstein , tanto os mini-cursos quanto as oficinas estão dando  ênfase as atividades experimentais , que é  a essência do trabalho organizado pelo centro.

São  28 atividades entre oficinas e mini-cursos. Os integrantes do  Projeto Coletivo de Estágio Supervisionado, que engloba os cursos de Geografia, Matemática, Pedagogia e Ciências Biológicas da Unemat em Cáceres, optaram  pela oferta de mini—cursos e oficinas  em que irão trabalhar, na sua maioria, com a manipulação de materiais pedagógicos.

Integração entre Ensino Médio e Universidade

 A aluna do ensino médio Rafaela Freire é uma entre as estudantes que participam da oficina “ABC- educação científica - Mão na massa: Ebulição da Água”  que está sendo ministrada pela professora  doutora Angelina Sofia Orlandi , da  USP/CDCC - São Carlos . Para a estudante, a escolha pela oficina foi despertada pela sua opção no concurso vestibular. “Vou prestar o concurso para o curso de Educação Física, um cursos que exige muito das Ciências Biológicas” , explica a garota.

 A professora explica que a metodologia do trabalho é baseado na investigação, no diálogo, integração  e o registro. Utilizando de objetos do cotidiano, como uma laranja, a facilitadora do curso instiga os participantes para buscar e analisar, investigar  o objeto para obter  maiores informações sobre o mesmo.

 A professora da disciplina de Matemática da “Escola Mario Motta” em Cáceres, Ozenia Brunelli, também é uma das participantes da oficina “ABC – A educação científica  mão na massa” . A professora se interessou pela atividade por trazer questões envolvendo a investigação, um assunto  fundamental para o curso de pós-graduação que participa em “Teoria e Experimentação da Ciência”. A turma da pós é composta por 32 alunos que são professores das redes pública e particular e tem como proponente a Unemat , por meio do Centro  de Ciência da Unemat– Projeto Einsten”

O evento segue até o dia 14 com oferta de palestras , conferências , seções de painéis  e atividades complementares. O concresso recebe o apoio da  Secitec, Fapemat, Finep.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social