Imprimir
Unemat é sede do V Encontro Regional de História

O V Encontro Regional de História que tem como tema “Escrita da História” começou nesta segunda-feira (10) em Cáceres. O evento está sendo sediado pelo Departamento de História da Unemat por meio dos professores que também integram a diretoria da Associação Nacional de História – seção regional de Mato Grosso e conta com o patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O professor Dr. João Edson Fanaya Arruda, que é da Unemat em Cáceres, e presidente da ANPUH – MT, lembrou a importância do evento que reúne professores de nível superior e do ensino fundamental e médio, acadêmicos e profissionais interessados na discussão para o debate de temas relativos a escrita da história, ou a forma de se reescrever a história.

O presidente da ANPUH – MT lamentou o fato da Fundação de Apoio a Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) ter negado financiamento ao evento alegando não se tratar de um evento científico, que não atende aos critérios de ciência, inovação e tecnologia. Em razão disso, na abertura do encontro foi lido um manifesto, lembrando se tratar de um evento científico que conta com a presença de pesquisadores de diferentes regiões do país e com um grande volume de trabalhos e discussões. O professor João Edson lembra que o apoio que foi negado pela Fapemat, foi atendido pela CAPES que entendeu a importância do encontro.

O V Encontro Regional de História conta com participantes de Goiás, várias cidades de Mato Grosso e também do Paraná, além dos palestrantes e conferencistas de importantes universidades como a UFMG, USP, Unicamp, UFG. O número de inscritos é da ordem de 400 participantes, cerca de 140 trabalhos inscritos, 12 grupos temáticos, seis mini-cursos, cinco conferências e sete mesas-redondas.

A conferência de abertura foi ministrada pela professora Drª. Maria de Fátima Gomes Costa (UFMT) com o tema: “Revisitando os bastidores da Expedição Langsdorff” aponta sobre outras formas de se reescrever a história. A professora apresentou elementos novos sobre a expedição naturalista que esteve em Mato Grosso entre os anos 1822 a 1829.

Programação:

Na manhã desta terça-feira o V Encontro de História abriu os trabalhos dos seis mini-cursos que estão ocorrendo no Bloco do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) no campus Jane Vanini em Cáceres.

Também na manhã de hoje ocorreram duas mesas-redondas que discutiram os temas: “A crise atual do capitalismo: sua origem, sua dimensão e suas conseqüências” e “Genealogia, linguagem e narrativa”. No período vespertino continuam as apresentações de trabalhos nos grupos temáticos também no bloco do ICSA.

A conferência desta noite será ministrada pela professora drª. Maria Helena Rolin Capelato (USP) que tratará do tema: “Política e Poderes na América Latina no século XXI”. A conferência terá início às 19h30 na AABB.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social