Imprimir
Conselho Estadual de Educação apresenta mudanças em legislação para conselheiros da Unemat

Os conselheiros de Ensino Pesquisa e Extensão da Unemat que estão reunidos em sessão ordinária desde esta terça-feira (28) em Cáceres puderam debater nesta quarta-feira (29) com o Conselho Estadual de Educação e a Secretaria de Ciência e Tecnologia a Resolução nº 311 do CEE de 2008 que trata da norma para organização, funcionamento e o processo de regulação e supervisão do Ensino Superior em Mato Grosso. Essa é a primeira vez que o Conselho Estadual de Educação participa ativamente de uma sessão do Conepe.

A presidente da Câmara de Educação Profissional Superior do Conselho Estadual de Educação, professora Regina Borges Araújo, ressaltou a importância da Unemat para o Estado e das contribuições importantes que a instituição vem dando. Ela lembrou que o Conselho Estadual de Educação é um parceiro muito próximo da Unemat, tanto que ela e outros conselheiros vem defendendo que a universidade volte a ter uma cadeira no Conselho. “Sabemos da importância da Unemat e mesmo sem uma cadeira específica nós nos organizamos e garantimos que uma cadeira fosse ocupada por representante da Unemat, que hoje o conselheiro é o vice-reitor Elias Januário”, lembrou.

Sobre o espaço para a discussão da Resolução nº 311/08 do CEE, ela destacou que essa discussão aberta e franca com os segmentos representativos da Unemat vai facilitar muito o trâmite dos processos dentro do Conselho. “Nessas oportunidades podemos esclarecer dúvidas e apontar sugestões para a melhoria e aperfeiçoamento sempre”.

Além da presidente da CEPS também estão participando da reunião do Conepe os conselheiros: Mauro Lúcio Rodrigues e Ilma Grisoste, além da superintendente de Ensino Superior da Secitec, Inês Costa Marques. O conselheiro Mauro Lúcio aproveitou para parabenizar a Unemat pela iniciativa de ser interiorana e reforçou o carinho e respeito que o Conselho Estadual de Educação tem para com a instituição.

A conselheira Ilma Grisoste lembrou que na construção da nova resolução, o conselho procurou manter o máximo de autonomia para as instituições de ensino, e sobretudo da Unemat.  A superintendente de Ensino Superior da Secitec, Inês Costa Marques, reformou que a parceria entre Unemat e Secitec tende a se fortalecer cada vez mais, e que o papel da Secitec que pela nova resolução deve desempenhar o papel de supervisão será sempre o de buscar soluções para os problemas. “Nós temos procurado nos capacitar para assumir essa função e entendemos que vamos trabalhar com parcerias para o melhoramento. Ela aproveitou para parabenizar o Conselho de Educação pela abertura que vem tendo nos últimos anos”.

O presidente do Conepe, vice-reitor e professor Elias Januário, reforçou a importância da Unemat em discutir a nova resolução normativa visto que a partir de 2009 tem início a tramitação processo de recredenciamento da Unemat, que pela nova resolução pode ser de até 10 anos e não mais cinco como estava previsto anteriormente.

Além da professora Regina Borges de Araújo que apresentou as mudanças e alterações que a resolução nº 311/CEE/2008 traz, a professora Luzia Helena Trovo M. de Souza, que é técnica do Conselho e atua nos processos de reconhecimento e credenciamento de cursos, apresentou uma oficina, palestra sobre “O projeto pedagógico e o processo de regulação”, que tinha como objetivo embasar os conselheiros do Conepe sobre os processos que são encaminhados para o Conselho.

A professora Luzia Trovo lembrou o Conselho Estadual visa contribuir com o aperfeiçoamento. “Temos muito respeito pelo trabalho de vocês, pois só mesmo a Unemat que tem uma estrutura gigantesca consegue ter um colegiado do tamanho deste (referência ao número de Conselheiros do Conepe). Isso é prova do esforço de fazer um trabalho participativo, com representação de cada região”, afirmou.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social