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Conic discute iniciação científica como integração da qualificação profissional

Na manhã de sexta(24) o foco da discussão foi a pesquisa como integração na qualificação profissional no  Congresso Interno de Iniciação Científica da Unemat (Conic). A abertura dos trabalhos  foi realizada pela f professora doutora Olimpia Maluf, coordenadora do Centro de Pesquisa em Linguagem da Unemat ( Cepel) que destacou a importância da iniciação científica na qualificação profissional. "Percebemos isso no nosso alunos da graduação. Os que estão envolvidos na iniciação científica desenvolvem a qualidade de leitura e reflexão".analisou a coordenadora do coordenadora do Cepel

A docente também falou dos programas de bolsa de iniciação científica que estão inseridos na universidade e como esses  programas podem não apenas estarem voltados para a oferta de bolsas , pautadas no mérito, mas estendidos aos demais estudantes como forma de desenvolver o potencial dos estudantes que podem participar como monitores e voluntário. Nessa perpectiva a iniciação científica é entendida como uma fase de  preparação para a pesquisa na pós-graduação.

Sobre os resultados da iniciação científica, ela beneficia os docentes pois dá condições e respalda  professores na perpectiva de inserí-los e credenciá-los para o trabalho de orientação em programas de pós-graduação. A docente falou do exemplo do Dinter em Lingüística que a universidade desenvolve com a Unicamp e que possibilitou a inscrição de um grupo de professores da Unemat para participar como co-orientadores e também para axiliar na sala de aula no decorrer do programa.


Para os alunos também estão entre os benefícios o aumento da qualidade de ensino na graduação, o  amadurecimento dos diálogos e reflexões em sala de aula e a preparação do discente para  qualificação, ou seja, a verticalização do conhecimento tão exigida pela sociedade.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social