Imprimir
Coordenador fala sobre as novas atribuições da Capes

Presente na I Jornada Científica da Unemat, o coordenador geral de Programas Estratégicos  da Capes Luciano de Azevedo S. Neto falou das modificações realizadas na agência. Ligada ao Ministério da Educação(MEC), as novas atribuições da Capes evolvem desde o financiamento, aprovação e avaliação de cursos de pós-graduação até a formação de professores da Ensino Básico.

O coordenador participou da mesa-redonda "Desafios e estratégias para implantação de Núcleos de Inovação Tecnológica(NIT) no Estado de Mato Grosso realizada nesta quarta-feira(22) em que ressaltou o papel da Capes e as ações que a constitui como principal agência de inovação tecnológica do país.

O professor doutor Luciano citou atividades, como o investimento na pós-graduação, como uma das faces do processo de inovação, bem como o acesso e a difusão da informação científica que podem ser feito por meio de eventos como a jornada  ou até encontros direcionados entre pesquisadores e investidores.

Sobre as novas perspectivas, ele falou da modificação na Lei nº11.487 que abre a possibilidade do incentivo fiscal, a renúncia fiscal. Com a modificação, as instituições públicas poderão buscar ,na iniciativa privada, financiadores para seus projetos de inovação tecnológica. "A modificação é uma política de Estado, não de governo", falou o coordenador sobre a segurança tanto para os pesquisadores  e instituições públicas como investidores nesse processo.

  Interessados poderão acessar o portal da Capes para  saber  detalhes  da nova lei  www.capes.gov.br/sobre-a-capes/legislacao/2336-leis

Por: Coordenadoria de Comunicação Social