Imprimir
Começou hoje a IV Congresso de Iniciação Científica em Cáceres

O IV congresso Interno de Iniciação Científica da Unemat (Conic) foi aberto na manhã desta quinta-feira (23) em Cáceres. O encontro conta com cerca de 600 inscritos entre professores e acadêmicos oriundos de vários Câmpusda Unemat. O Congresso segue até a tarde desta sexta-feira (24) e na oportunidade serão apresentados 127 painéis e 105 apresentações orais de trabalhos de pesquisa em andamento na universidade.

O Congresso de Iniciação Científica visa avaliar os projetos de pesquisa que estão em andamento na Unemat além de discutir as políticas de incentivo à pesquisa na instituição. Na oportunidade os acadêmicos e professores têm a oportunidade de apresentarem o andamento e os resultados das pesquisas, contribuindo desta forma com o desenvolvimento da pesquisa em Mato Grosso.

O reitor da Unemat, professor Taisir Karim, ressaltou durante a abertura do Conic o apoio que a instituição vem recendo do governo do Estado para consolidar a universidade e também o apoio da CAPES (Coordenação  de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para garantir a qualidade dos cursos e das pesquisas que estão em andamento. De acordo com o reitor essas ações permitem que a Unemat mostre seu potencial para o restante do pais. “Estamos construindo uma grande universidade e ela está sendo construída com o suor de todos”, afirmou.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, que participou da abertura do congresso lembrou que o governo do estado tem sido sensível às necessidades da Unemat e que as parcerias que estão sendo construídas com a instituição vem dando resultados muito positivos para a sociedade mato-grossense. “A Unemat é a universidade do Pantanal, do Cerrado, da Amazônia, é a universidade do campo e da cidade. A Unemat é uma instituição pioneira e nós sabemos da importância dela no cenário estadual, sabemos que é importante incentivar a pesquisa, estimular a busca por conhecimentos e no ano que vem vamos abrir um concurso para estimular e premiar os projetos de pesquisa das universidades públicas e privadas, também os professores e os acadêmicos”, afirmou.

O coordenador geral de Programas Estratégicos da CAPES,  dr. professor Luciano de Azevedo Neto, lembrou que o Brasil é o único país do mundo que tem um programa de iniciação científica como o em desenvolvimento no país. “Isso é importante porque vemos na ponta o resultado desse programa, que é um programa de Estado”, afirmou. Luciano disse ainda que a CAPES que tem a preocupação em garantir a qualificação de quadros em todo o país e que o órgão tem visto com satisfação o crescimento da pesquisa em Mato Grosso.

Para a coordenadora do PIBIC/CNPq, professora drª. Silvana Almeida Filgueira de Medeiros, parabenizou a Unemat pela realização da Jornada Científica que engloba a realização de três eventos simultâneos: Conic, Seminário do Convênio UFSCar e Unemat de Cooperação Institucional e o I Workshop dos Grupos de Pesquisa e da Pós-graduação da Unemat que teve início na segunda-feira (20) em Cáceres. De acordo com a professora a realização de eventos como este permitem que o jovem se desperte para a pesquisa. “Nós precisamos capacitar recursos humanos nessa região do país para propiciar o desenvolvimento e daí a iniciação científica é importante”, disse.

Também estiveram presentes na abertura do Conic, o vice-reitor professor Elias Januário, o coordenador do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) Unemat, professor Cassiano Cremon, coordenador regional do campus Jane Vanini, professor Adriano Aparecido Silva e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, professora Carolina Joana da Silva, que lembrou o momento de evolução pelo qual a universidade vem vivendo. “Estamos em um momento ímpar e isso é fruto do apoio que temos recebido do governo do Estado e da Secitec que é parceira deste evento”. A professora agradeceu também o empenho de todos os setores para a realização da Jornada Científica, incluindo o empenho dos acadêmicos, professores e técnicos.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social