Imprimir
Reitor da Unemat ministra palestra na XV Conferencia Trienal da Associação Internacional de Reitores de Universidades no Chile

O reitor da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), Taisir Karim, teve a oportunidade de falar sobre a Universidade e o modelo de educação que a instituição vem desenvolvendo, durante a XV Conferência Trienal da Associação Internacional dos Reitores e Presidentes das Universidades, realizada entre 29 de setembro e 2 de outubro em Viña Del Mar, no Chile, que teve como foco o papel das universidades na formação do cidadão universal.

O evento contou com a presença de 110 reitores de 310 países, sendo que do Brasil foram seis dirigentes de universidades - UNESP, UNEMAT, UNISO, UCB/RJ, UNISUL e UNIVAP.

No painel ‘O novo cenário do mundo: as nações e regiões internas da universidade”, o reitor da Unemat e reitores das universidades do Marrocos, China e do Chile, expuseram suas visões sobre a formação acadêmica voltada para a preparação de um profissional com uma visão moderna e ciente do seu papel na sociedade.

Taisir lembrou que a Unemat além da infra-estrutura e a valorização dos seus colaboradores, também investe no seu acervo literário e na informatização para dar aos acadêmicos e aos servidores todos os meios para que eles possam adquirir conhecimentos que “ultrapassem os muros da universidade”.

“Somos uma universidade nova, que está em fase de construção, mas mesmo assim, temos nos preocupado em ofertar aos nossos acadêmicos uma educação eficiente e equivalente a ofertada pela maioria das universidades do mundo”, ponderou, demonstrando que em Mato Grosso, considerado um Estado periférico do Brasil, há um grande esforço para oferecer ensino de qualidade.

Ao todo, vinte temas nortearam a conferencia, realizada por uma das mais respeitadas associações de dirigentes educacionais do mundo, que se reúne de três em três anos, para discutir a educação no planeta. A IAUP, sigla em inglês para “Associação Internacional dos Reitores e Presidentes das Universidades” foi fundada com objetivo de buscar a globalização do ensino assim como ocorreu com a economia e a comunicação.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social