Imprimir
Teve início hoje (29)o processo de defesa de tese do Dinter em Ecologia e Recursos Naturais UFSCar e Unemat

"Caracterização e Zoneamento Ambiental do município de Querência em Mato Grosso" é o titulo da tese que está sendo defendida hoje  (29), no período da manhã  pelo professor doutor Aminthas Nazareth Rossete  na qualificação em Ecologia e Recursos Naturais.  Aminthas foi o primeiro a defender a tese que é fruto do curso de pós-graduação em nível de doutorado  em uma Cooperação interinstitucional (Dinter)  entre Universidade de São Carlos( UFSCar) , Unemat e Fapemat.

O trabalho teve como orientador do professor doutor José Eduardo dos Santos , que também é coordenador da cooperação por parte da UFSCar . Participaram da banca a professora doutora Carolina Joana da Silva, que é coordenadora da cooperação pela Unemat e também pró-reitora de pesquisa e pós-graduação.

O trabalho discute o uso sustentável dos Rec. Naturais, seu ordenamento e proposta de zoneamento no âmbito da Zoneamento sócio ecológico e econômico de MT. O município escolhido (Querência) é situado no arco de desmatamento da Amazônia, e possui alto índice de desmatamento da cobertura vegetal. De acordo com a tese são propostas seis zonas ambientais . São elas: preservação dos recursos hídricos; de uso urbano; de uso intensivo de manejo florestal, de uso especial e de uso múltiplo. A coordenadora da cooperação pela Unemat, explica que tanto o convênio quanto a pesquisa foram financiadas pela Fapemat.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social