Imprimir
Começa em Cáceres o Dinter em Lingüística Unemat/ Unicamp e Capes

Alunos do curso de doutorado em Lingüística deram início ao processo de qualificação na Unemat em Cáceres. A cerimônia de Aula Inaugural foi realizada na noite desta segunda–feira (22), no auditório do Escritório Modelo de Assistência Jurídica (Emaj).

Doutorandos, representantes do corpo docente da área de Letras e também alunos da graduação estiveram presente na cerimônia, que contou na programação com a palestra do professor doutor Eduardo Guimarães, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que teve como título "Sobre uma canção do Beco–análise enunciativa do poema de Manuel Bandeira"

O Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Lingüística se dá pela parceria entre Unicamp, Unemat e Capes e possibilita a qualificação de 20 pós-graduandos. A coordenação do Dinter está sob a responsabilidade do professor doutor Eduardo Guimarães.

Para o pesquisador, o Dinter é resultado do trabalho de parceria entre as duas universidades. Um trabalho que começou com o curso um de pós-graduação, em nível de especialização, com a Unicamp em 1992. "É com muita satisfação que estou aqui para dar início a mais uma etapa desse trabalho." O coordenador falou do esforço da Unemat e da qualidade do trabalho que ela vem desenvolvendo. "Aqui permaneceram efeitos efetivos. A instituição aposta na possibilidade de fazer o impossível e isso é uma capacidade de sonhar." falou o coordenador enfocando elementos que possibilitaram que proposta se tornasse a ação concreta. Ele também  destacou desempenho a gestão da Unemat e seu trabalho na construção de uma política acadêmica real.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (Prppg), professora doutora Carolina Joana da Silva, falou do momento como uma ação que vem coroar os esforços dos trabalhos realizados nessa áreas por meio dos grupos de pesquisas e outras ações protagonizadas pelos professores e gestores. Carolina Joana destacou importância do Dinter de Lingüiìtica para a universidade e para o estado.

O reitor da Unemat professor mestre Taisir Karim, destacou o momento vivenciado pela instituição. Falando para os graduandos em Letras qpresentes na cerimônia ele enfatizou. "Nesse momento podemos vivenciar a construção de polìtica acadêmica na área da Linguagem". Para o reitor, o Dinter em Lingüistica é um presente para a universidade que completa 30 anos e também para o curso de Letras, o primeiro a ser ofertado pela instituição quando ainda era denomida de Instituto de Ensino Superior de Cáceres (IESC).

O reitor, que integra como pós-graduando o Dinter, também homenageou as pessoas, em nome da professora doutora Ana Maria Di Renzo, diretora do Instituto de Linguagem, que acreditaram na Unemat e que estão ajudando a construir a universidade.

Karim falou de perpectiva  da oferta do mestrado institucional em Linguagem pela Unemat. Ele disse que o projeto  está sendo analisado pela Capes e que brevemente ela estará enviando para a Unemat a equipe de verificação, uns dos  requisitos para aprovação do curso. O reitor falou também da expectativa com a qualificação dos profissionais que integram esse Dinter, como uma das ações que possibilitará em um futuro próximo a oferta de um doutorado institucional nessa área pela Unemat

Também constituiram a mesa de autoridades acadêmicas a diretora do Instituto de Linguagem, professora doutora Ana Maria Di Renzo e o Coordenador do Campus Universitário "Jane Vanini",  professor mestre Adriano Silva

A primeimeira disciplina ofertada pelo Dinter é a de Semântica, desenvolvida pelo professor doutor Eduardo Guimarães, no período matutino e vespertino, durante esta semana. De acordo com a professora doutora Vera Regina Martins e Silva, que é coordenadora acadêmica do Dinter em Cáceres, as disciplinas do Dinter serão todas ministradas em Cáceres. Os doutorandos também farão um estágio de um ano na Unicamp.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social