Imprimir
Lançamentos de produtos comemorativos e de livros marcam segundo dia de festividades dos 30 anos da Unemat

Lançamentos, exposições de livros e apresentação de produtos comemorativos alusivos aos 30 anos de existência da Unemat marcaram a programação do segundo dia de festividades no Campus Universitário" Jane Vanini", em Cáceres.

Na presença de autoridades acadêmicas, militares, comunidade universitária e sociedade em geral, o reitor da Unemat, Taisir Karim, acompanhado pela coordenadora comercial da Agencia dos Correios em Cáceres, Maria do Carmo Cardozo e Silva, apresentou o selo personalizado estampado com a logomarca dos 30 anos da universidade.

O cartão telefônico também foi apresentado pelo reitor e pelos representantes da Brasil Telecom, Jeferson Luiz Benitez, que é gerente de mercado corporativo e governo corporativo  e Leonardo Rodrigues Coelho, que é consultor do mercado corporativo e governo. "Em 2003 participamos das comemorações de 25 anos da Unemat. Não poderíamos deixar de homenagear a instituição nos seus 30 anos, afirmou Jeferson.

O gerente salientou, "sabemos da grande circulação dos cartões telefônicos e de sua importância para colecionadores. Ilustrar o cartão com a logomarca dos 30 anos da Unemat é uma forma de levar o nome da universidade para o mundo inteiro ", disse Jeferson ressaltando a tiragem de 146 mil cartões.

A apresentação do grupo de dança Moving de Rua abrilhantou o evento com movimentos típicos do Hip Hop . O grupo mostrou para os presentes a batida e os movimentos articulados da dança de rua . Para os integrantes do grupo, fazer parte da programação dos 30 anos é uma forma de trazer para universidade um pouco da cultura de rua.

O momento foi também de apresentar para a sociedade das produções científicas desenvolvidas pelos professores da universidade, sistematizadas nos livros editados pela Unemat Editora, entre outras.

Para a coordenadora da Unemat Editora , Marilda Dias, o momento foi de divulgação e socialização das produções realizadas pelos docentes e também por acadêmicos por meio dos projetos de pesquisa desenvolvido pela instituição." Aqui neste evento temos lançamentos e apresentações de trabalhos que já foram lançados em outros eventos como os livros "Quintais Mato-grossenses: espaços de conservação e reprodução de saberes” organizado por Germano Guarim Neto , da UFMT e Maria Antonia Carniello , da Unemat e "Corpo, Educação e Cultura:Tradições e Saberes da Cultura Mato-grossense", de autoria professora Beleni Grando e dos componentes do Núcleo de Estudos sobre Corpo, Educação e Cultura (Coeduc).


A professora Valdiva R. de Souza , autora do livro" Contabilidade Ambiental - Aplicação na industria madeireira localizada na Amazônia Mato-grossense", que foi lançado na cerimônia, falou da oportunidade aberta pela instituição para publicação do seu trabalho."Faço parte do corpo docente desde 2005 e antes mesmo de ser professora da Unemat, já tive a oportunidade de publicar o meu trabalho por meio da Editora. São por essas ações que sinto orgulho de pertencer ao quadro dessa universidade" falou a autora.

Os autores apresentaram suas obras e falaram de publicações que são frutos de trabalhos de qualificação e de pesquisa nas várias áreas do conhecimento como Educação , Literatura, História, Ciências Biológicas entre outros . Um momento também de integração entre pesquisadores e comunidade que puderam conversar mais detalhadamente sobre os assuntos abordados em cada obra.

Representando a professora Beleni Grando, a acadêmica Eva Batista falou do trabalho
apresentado no livro. Para a acadêmica do curso de Pedagogia que participa como bolsista do Núcleo Coeduc , o momento foi de valorização dos trabalho dos professores e também dos acadêmicos. 

O reitor Taisir Karim falou sobre a importância do evento que congregou o mundo acadêmico e a cultura de rua, representada pelo grupo de dança , em um mesmo ambiente.

Homenagem
O grupo Som da Lata , formado por crianças e adolescentes da Escola Municipal Gabriel Pinto de Arruda e coordenado pela professora de dança Andréia Shumacher, homenageou a universidade por meio das suas coreografias feitas ao som de instrumento de percussão construídos pelos próprios integrantes.

No pátio do campus de Cáceres, uma exposição de painéis dos trabalhos científicos desenvolvidos pelos professores e acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Agronomia foi organizada . Alunos do curso de Educação Física orientavam a população que visitavam os stands sobre a importância dos exercícios físicos e da boa alimentação.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social