Imprimir
Celebração marcada pela emoção na Missa de 30 anos da Unemat

Uma missa abriu a programação de comemoração  de 30 anos da Unemat. O ato religioso realizado no saguão da biblioteca do Campus Jane Vanini, decorado para ocasião, reuniu autoridades acadêmicas, civis e militares, professores , alunos e comunidade em uma celebração marcada pela emoção e pelo reconhecimento  do sonho concretizado.

Celebrada pelo padre Evandro Stefanello , na missa esteve presente  professores, como Frei Matheus,  que lecionaram nos primeiros momentos do Instituto de Ensino Superior de Cáceres (IESC) , fundado em 1978  que deu início à Unemat. O Bispo  Dom Maximo Biennès, já falecido, foi lembrado pela sua luta em defesa da instituição. O  prefeito da época em que foi criado  IESC, instituição que tinha abrangência municipal, Ernani Martins esteve presente e falou emocionado sobre a instituição que ele com o auxílio de outras pessoas idealizaram e que hoje ele  vê transformada em universidade presente em 117 municípios do estado.

No início da celebração o padre Evandro falou do orgulho com que acompanhou a história da Unemat. "Sou cacerense. Ainda quando tinha dois anos de idade essa instituição foi criada, hoje ela é um sonho realizado. Nesse momento temos que celebrar a sua criação e pedir aos gestores que continue direcionando as ações dessa universidade para os mais necessitados desse estado", declarou o pároco, falando da importância do saber e de sua socialização para o desenvolvimento social.

Diretores e chefes de departamento junto com membros da comunidade acadêmica levaram ao altar  objetos que simbolizavam a área da ciência que representam em forma de oferenda.

Após a celebração, juntamente com a comunidade acadêmica do campus Jane Vanini e membros da sociedade em geral, o coordenador do campus de Cáceres, Adriano Silva e o reitor da Unemat, Taisir Karim  deram início a solenidade de inauguração do mural que decora o pátio externo da biblioteca central e o obelisco dos 30 anos.

Idealizado pelo artista plástico  Antonio de Pádua Nobre, o mural lembra a diversidade étnica cultural presente nas unidades universitárias da Unemat além de trazer o símbolo dos 30 anos da instituição. O obelisco foi produzido pelo arquiteto Vilson Costa que se inspirou  nas formas da natureza para criar sua obra,  que se alinha  ao abstracionismo.

Para o coordenador Adriano Silva, é com muita satisfação que o campus recebe  os eventos comemorativos de 30 anos da Unemat. Ele ressaltou a iniciativa e a coragem dos idealizadores do IESC e das pessoas que contribuíram e contribuem para o fortalecimento da Unemat.

 O reitor da Unemat, Taisir Karim falou emocionado sobre o desenvolvimento da instituição. Lembrou de sua época como egresso da instituição e que hoje participa como gestor da universidade. "No início era 278  alunos, hoje contamos com  15 mil acadêmicos. Estamos homenageando a todos que ajudaram e ajudam a construir a Universidade do Estado de Mato Grosso", declarou.

 

 Programação (04/09)
Na noite de hoje a programação segue com abertura de exposições e entrega de méritos universitários e apresentações culturais , a partir das 19h00, no Museu da Unemat, localizado na Cidade Universitária de Cáceres.


 

Por: Coordenadoria de Comunicação Social