Imprimir
Comitê discute cooperação entre Unemat e Universidade da Holanda

Representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), da Universidade de Wageningen (Holanda) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) reuniram-se nesta terça-feira (26.08) para dar encaminhamento à proposta de acordo de cooperação acadêmica e de pesquisa entre as duas Instituições de Ensino Superior. Na parte da manhã, o comitê encontrou-se com o Reitor da Unemat, Taisir Karim, na sede da Unemat, em Cáceres.

A Wageningen University and Research Center é considerada uma das instituições de ensino mais conceituadas do mundo na área de Ciências Agrárias. A parceria vai possibilitar o desenvolvimento de pesquisas em Ecologia da Paisagem e Agricultura Sustentável da Soja, além de viabilizar intercâmbio de acadêmicos de mestrado, doutorado e de professores. “Vamos realizar reunião com professores pesquisadores da Unemat para a definição das áreas de interesse comum”, explicou a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, Carolina Joana da Silva.

O acordo deverá envolver, também, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ - Piracicaba, em SP), que já desenvolve parceria com a Universidade de Wageningen. A instituição da Holanda tem um gabinete instalado nas dependências da ESALQ, que serve como escritório permanente para suas ações na América Latina.

“É um passo extremamente importante para Mato Grosso e, principalmente, para a Unemat, que vai pesquisar áreas de interesse para o desenvolvimento estadual, em parceria com duas instituições com grande experiência”, disse Antônio Carlos Camacho, presidente da Fapemat.

O grupo de trabalho vai discutir a elaboração de um documento, com definição dos últimos detalhes para o acordo de cooperação acadêmica. A parceria entre as universidades começou a ser discutida no ano passado, quando o Governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, em viagem com comitiva à Europa, assinou carta de intenções com o reitor da Universidade de Wageningen, Aalt Dijkhuizen.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social