Imprimir
Acadêmicos da Unemat apresentarão trabalhos em evento internacional organizado pela Embrapa

Acadêmicos pesquisadores da Unemat vão apresentar trabalhos no IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional de Savanas Tropicais, eventos esses organizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) durante o período de 12 a 17 de outubro em Brasília. O Grupo de Pesquisa em Diversidade Genética da Unemat enviou três trabalhos para serem publicados e os três foram aprovados pela comissão organizadora do evento.

O professor mestre Anderson Fernandes, que é o coordenador do grupo de Pesquisa explica que o grupo foi criado recentemente, mas a equipe já trabalha há três anos e tem várias publicações. Mas a escolha dos três trabalhos, que foram desenvolvidos basicamente por acadêmicos do curso de Ciências Biológicas do campus da Unemat em Tangará da Serra é uma coroação ao grupo.

As pesquisas foram realizadas pelos alunos Adrine Barth, Patrícia Giongo e Wagner Sampaio e analisam sob o prisma da Genética (Citogenética, mais especificamente) duas espécies de abelhas (Tetragonisca fiebrigi e Frieseomelitta trichocerata) e duas espécies de peixes (Astyanax asuncionenes e Pygocentrus natteri).  “As informações geradas por estes trabalhos são de fundamental importância para o entendimento da diversidade genética e por conseqüência para a mensuração do potencial genético de nosso estado”, afirma o professor Anderson Fernandes.

O professor lembra ainda que a publicação dos trabalhos de pesquisa além de gerar dados para a prosperidade da ciência, levar e elevar o nome de Unemat ao cenário nacional e internacional, estas publicações tem pelo menos um outro aspecto importantíssimo que se remete a finalidade da pesquisa em uma Instituição de Ensino Superior (IES). “Um fato que se mostra cada vez mais recorrente em nosso curso é que os acadêmicos com melhores desempenhos por disciplina sempre estão associados à pesquisa. Neste sentido, se acumulam as vantagens do fortalecimento à pesquisa em nossa IES, além de proporcionar um incremento ao currículo dos futuros profissionais, estes apresentam um desempenho cada vez melhor nas disciplinas no que diz respeito a responsabilidade e seriedade com a qual a encaram, na absorção de conhecimento e integração destes de forma holística. Tornando cada vez mais clara a importância da indissociabilidade entre ensino-pesquisa”, avalia o coordenador do grupo de pesquisa.

O objetivo do IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional de Savanas Tropicais é discutir os avanços e as novas perspectivas das pesquisas nos cerrados brasileiros e demais savanas de forma a contribuir para integração e intercâmbio de conhecimento entre profissionais. O evento é bastante aguardado pelos pesquisadores dada a sua qualidade e abrangência e a divulgação da lista com os artigos aprovados para a publicação foi feita nesta quarta-feira (06).

Por: Coordenadoria de Comunicação Social