Imprimir
Seplan realiza palestra sobre Zoneamento Sócio-econômico Ecológico de MT na Unemat em Cáceres

O secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), Yênes Magalhães, esteve no campus da Unemat em Cáceres na tarde desta segunda-feira (09.06) em reunião com gestores, docentes, estudantes de graduação e do mestrado institucional em Ciências Ambientais para apresentar o projeto de Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE).

Durante a explanação Yênes, acompanhado por técnicos da Seplan, afirmou que o ZSEE é um instrumento político e técnico de gestão para orientar o planejamento e ordenamento sustentável do Estado. “Uma discussão fundamental para discutir o ordenamento e a ocupação do Estado. Esse documento vai estabelecer quais as políticas para as diversas zonas de Mato Grosso, as áreas que devem ser conservadas, as áreas de agricultura cultivadas e aquelas que devem se manter como unidades protegidas. O texto ainda vai ser amplamente discutido com a sociedade e com as universidades em atuação no Estado”, disse o secretário.

A discussão, segundo o Secretário, iniciou-se pela Universidade do Estado de Mato Grosso devido à sua atuação em todo o Estado. “Este é um projeto técnico e científico, realizado por uma equipe especializada, por isso é tão importante a contribuição de pesquisadores e profissionais da universidade”, disse.

A Unemat atua por meio de 11 Câmpuse 15 núcleos pedagógicos, atendendo direta ou indiretamente 108 municípios. “Para a Universidade esta é uma discussão muito importante, pois a Instituição está presente nos três biomas de Mato Grosso: Floresta, Cerrado e Pantanal. Hoje, a Unemat já se firmou como uma instituição de médio porte, inclusive com o desenvolvimento de cursos de mestrados na área ambiental”, afirmou o reitor, Taisir Karim.

O Zoneamento Socioeconômico Ecológico prevê 12 grandes regiões de planejamento em unidades homogêneas. As zonas são delimitadas e caracterizadas, sob o ponto de vista de suas potencialidades e vulnerabilidades, levando em consideração o meio físico, ecológico, social, cultural. Para conhecer o documento: www.seplan.mt.gov.br, onde também é possível acessar o endereço para encaminhar sugestões.

Além da discussão de hoje, haverá audiências públicas promovidas pela Assembléia Legislativa, em diferentes municípios.

Também estiveram presentes na palestra, os Pró-reitores de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRPDI), Vitérico Jabur Maluf, de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Carolina Joana da Silva, o coordenador do campus da Unemat em Cáceres, Adrianao Aparecido Silva, o Presidente da Câmara de Vereadores, Wilson Kishi, o Secretário de Indústria e Comércio, Júlio Parreira, e representantes da sociedade civil organizada.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social