Imprimir
Fórum discute indicativos para melhoria da qualidade do Ensino Superior

Cerca de 1.300 pessoas da comunidade acadêmica da Unemat participaram na última semana (entre 21 e 24 de maio) do 2º Fórum de Ensino, com a temática “Educação, Ciência e Tecnologia em debate para o redimensionamento do Ensino Superior". Foram quatro dias de palestras, mesas redondas e grupos de trabalho (GTS), subsidiando a discussão e apontamentos de políticas que garantam a melhoria da qualidade na educação superior.

O último dia do evento (24 de maio) foi dedicado à socialização dos trabalhos desenvolvidos por áreas temáticas e à plenária final, dividindo-se em: políticas do Ensino Superior; política de avaliação de Ensino Superior; política de ingresso e permanência no Ensino Superior; política de fortalecimento do Ensino Superior; e política de financiamento e planejamento do Ensino Superior.

Antes de serem encaminhadas proposições, cada uma dessas áreas temáticas foi dividida em sub-temas e amplamente debatida pelos 24 grupos de trabalho (GTS). Esses GTS ficaram responsáveis por avaliar assuntos mais específicos relacionados às políticas de ensino já existentes na instituição.

Os indicadores de maior relevância integraram um documento de registro, organizado de modo a garantir a mesma condição de produção aos grupos de trabalho e facilitar a apresentação dos diferentes temas na plenária final do evento.

Temas: entre os aspectos apreciados, esteve a repetência e evasão acadêmica, vagas ociosas, necessidade de rever estrutura curricular, perfil dos profissionais formados pela instituição e política de formação continuada. Também foi abordada a necessidade de rever e fortalecer os cursos diferenciados ofertados pela Unemat, como Ensino a Distância, Parceladas, Educação do Campo e Indígena.

Reflexões sobre as práticas de ensino adotadas na Unemat, as relações que a Universidade estabelece com os seus vários segmentos internos, com a sociedade e com outros órgãos que trabalham com Ensino Superior também mereceram atenção. Nesse sentido, a interface da graduação com atividades de extensão, pós-graduação e políticas de financiamento de pesquisa também estiveram em pauta, assim como a avaliação de acadêmicos, docentes e da gestão universitária, pois refletem diretamente na qualidade do Ensino Superior.

Encaminhamentos: as discussões possibilitaram a elaboração de um documento preliminar que visa garantir a legalização e concretização futura das medidas e propostas nele apresentadas, defendidas e aprovadas. “Todas as indicações, apontamentos e sugestões foram incluídos em forma de tese, pois o Fórum de Ensino Superior não tem caráter deliberativo, mas tem por objetivo fazer indicações para as instâncias deliberativas”, declarou o Pró-reitor de Graduação e presidente do 2º Fórum de Ensino da Unemat, professor Agnaldo Rodrigues. Os resultados deste Fórum serão encaminhados ao Congresso Universitário, agendado para a segunda quinzena de novembro. 

Por: Coordenadoria de Comunicação Social