Imprimir
Todos os campi da Unemat prestigiam II Fórum de Ensino

Todos os 11 Câmpusda Universidade do Estado de Mato Grosso estão presentes no "II Forum de Ensino: Educação, Ciência e Tecnologia em debate para o redimensionamento do Ensino Superior", que foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira (21). O Fórum é realizado pela Unemat, Secretaria de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec) e Fundação de Apoio a Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) com apoio dos Conselhos Estadual e Nacional de Educação e do Campus Jane Vanini, em Cáceres, onde ocorre o evento.

O número de inscritos superou as expectativas dos organizadores, os Grupos de Trabalho montados para discutir diferentes temáticas foram preenchidos. A estimativa da Proeg é que cerca de 1.300 pessoas, sejam acadêmicos, funcionários e professores se inscreveram.

Durante a abertura do evento, o presidente do Fórum e pró-reitor de Ensino e Graduação da Unemat, professor doutor Aguinaldo Rodrigues, enfatizou que esse é o momento oportuno para discutir políticas que assegurem uma educação de qualidade. Ele lembrou que a Unemat tem grande responsabilidade pela qualidade da educação no Estado de Mato Grosso, e que a intenção da universidade é a de formar um sujeito com carater positivo na sociedade.

O pró-reitor afirmou também que a Unemat não pode adotar práticas excludentes, e que todos: alunos, professores e funcionários devem estar preparados e dispostos a buscar uma educação superior de qualidade.

O reitor da Unemat, professor mestre Taisir Karim, afirmou durante a abertura do evento que esse é um momento singular para a instituição, e que a realização desse fórum vai dar contribuições significativas para o Congresso Universitário que deve ocorrer em meados de outubro. Segundo ele, com a implantação dos Planos de Cargos, Carreira e Salários tanto dos técnicos como dos professores da Unemat a educação deve ganhar em qualidade. "A partir de agosto, nossos professores terão dedicação exclusiva para se dedicar às atividade de ensino, pesquisa e extensão e isso vai refletir na qualidade do nosso ensino, no volume de pesquisas e na consolidação dos cursos de pós-graduação stricto sensu". disse.

O reitor destacou ainda a importância do apoio que a Unemat vem recendo da Secretaria de Ciência e Tecnologia, como da Fapemat, que nos últimos dois anos e meio investiu cerca de R$ 10 milhões em projetos de pesquisa, bolsas, em mestrados e doutorados interinstitucionais e também na construção e equipamentos de centros de pesquisa.

O presidente da Fapemat, professor doutor Antonio Carlos Camacho também esteve presente na abertura do evento, e lembrou que as discussões que estão sendo travadas no Fórum extrapolam o contexto da Unemat. Segundo ele esse é um momento oportuno para se pensar a qualidade, uma vez que os governos estaduais e federais estão sensíveis no que tange a liberação de financiamentos para pesquisa.

Programação: A conferência de abertura do II Fórum foi proferida pela professora doutora da Univesidade de Nacional de Brasilia, Iara de Xavier, que discutiu a relação entre univesidade e sociedade.

Na manhã desta quinta-feira ocorre a conferência com a professora da Universidade Federal do Ceará, Ana Maria Iorio Dias, que trata do tema: Políticas Públicas para a Educação Superior, envolvendo as questões de financiamentos. Na sequência, uma mesa redonda com os pró-reitores da Unemat, Proec, Proeg e PRPPG, discutem a relação entre ensino, pesquisa e extensão.
No período da tarde tem início os trabalhos dos grupos de pesquisa.

Sexta-feira: A programação inclui duas mesas redondas na manhã: "Políticas de ingresso e permanência discente no ensino superior" e "Avaliação do ensino superior - Reforma universitária". Os grupos de trabalho voltam a se reunir à tarde. No sábado serão apresentados os resultados dos trabalhos desenvolvidos nos grupos de trabalho e o encerramento do Fórum.   

Por: Coordenadoria de Comunicação Social