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Estudantes indígenas participam da etapa intermediária do Proesi

Cerca de 60 acadêmicos indígenas de diferentes etnias que cursam o Programa de Educação Superior Indígena Intercultural (Proesi) da Unemat estão esta semana (19 a 24 de maio), em Barra do Bugres, para a realização da etapa de estudos cooperados de ensino e pesquisa (etapa intermediária).

Duas turmas estão participando das atividades, sendo 50 estudantes ingressantes em 2005 e 40 da turma que iniciou em 2008. Uma equipe de três docentes orienta os acadêmicos quanto à realização de trabalho de conclusão de curso (TCC), de estágio supervisionado e desenvolve atividades de formação.

“Neste momento, os acadêmicos aprimoram as qualidades de pesquisador e recebem orientação mais direcionada para o projeto que vão desenvolver”, disse o coordenador do Proesi e vice-reitor da Unemat, Elias Januário. Os períodos intermediários, entre uma etapa intensiva e outra, possibilitam que os cursistas conciliem suas atividades docentes na escola de sua aldeia com o processo de formação.

O Proesi oferece cursos superiores de licenciatura nas áreas de Línguas, Artes e Literaturas; Ciências Matemáticas e da Natureza; e Ciências Sociais. Com duração de cinco anos, estrutura-se em 10 etapas de estudos presenciais, 10 intermediárias, estágio curricular supervisionado e trabalho de conclusão de curso.

O Programa da Unemat tem por objetivo a formação e a habilitação de professores indígenas para o exercício docente no Ensino Fundamental e em disciplinas específicas do Ensino Médio, nas escolas das aldeias. É uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, concretizada por meio de parceria entre Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Unemat, Funai, com apoio da Prefeitura Municipal de Barra do Bugres.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social