Imprimir
Docente participa de reunião preparatória do Seminário de 60 anos de Extensão Rural no Brasil

O professor do curso de agronomia da Unemat em Cáceres, doutor Abdala Untar, participou nos dias 16 e 17 de abril em Brasília  da segunda reunião preparatória para o Seminário “60 anos da Extensão Rural no Brasil: o estado da arte do ensino de Extensão Rural no Brasil” que acontecerá de 26 a 28 de maio em Recife.

Representantes de universidades e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que compõem o grupo de articuladores do seminário, estiveram na reunião que contou com a participação do coordenador Cássio Trovatto, do  MDA ; Jorge Luiz Schirmer de Mattos, da Universidade  Federal Rural de Pernambuco(UFRPE), Sonia Maria Pereira Bergamasco, da  Unicamp, Marcelo Miná Dias, Universidade Federal de Viçosa(UFV), Pedro Silvino Neumann , da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), Maria Virginia de Almeida Aguiar, do  Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural(DATER/MDA) e  o professor Abdala Unter, representando a Unemat.


Na reunião foram discutidos os preparativos para realização do seminário com a socialização de informações sobre as ações já executadas. O momento também foi dedicado para o nivelamento conceitual e operacional da equipe de articuladores sobre o seminário, além da reflexão sobre o cenário das instituições de ensino superior e seus respectivos educadores da área da extensão rural e da elaboração de um calendário de atividades e de programação para o evento .


O seminário

 O evento é composto de duas etapas: fase preparatória e evento propriamente dito. Na fase preparatória do seminário, que já está sendo executada, busca-se realizar uma levantamento de informações sobre a disciplina de Extensão Rural nos  ursos de graduação em Agronomia, Administração Rural,   Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Engenharia Ambiental, Economia Rural, Sociologia Rural, Economia Doméstica, Medicina Veterinária, Zootecnia  e  de pós –graduação dentro dessa temática.Um questionário on line  disponibilizado na página do evento que está hospedado no site da URFPE, possibilitará o  acesso aos  dados.
 
A intenção é que as informações possam contribui nas discussões que serão oportunizadas pelos grupos de trabalho do seminário. ”Contudo, o sucesso do levantamento das informações e em certa medida do próprio evento está dependendo do empenho dos articuladores regionais/estaduais no contato com os informantes que são os docentes em atividade nas instituições públicas de ensino superior federais e estaduais”, explica Untar.
Professores de oito universidades compõem a equipe de articuladores regionais/estaduais. A Unemat é representada no grupo pelos professores doutores Abdala Untar e Fábio Nolasco. Estão entre suas atribuições o estabelecimento do contato com as instituições e informantes e a sensibilização dos mesmos para o preenchimento do questionário e participação no evento.Também integra as funções do grupo de articuladores, o monitoramento  das informações e a participação como coordenador ou relator   dos grupos de trabalho do evento.

De acordo com Abdala, os informantes formam cinco categorias sendo  elas: professores de graduação que trabalham com a disciplina de Extensão Rural; professores de cursos de pós-graduação em Extensão Rural (da UFSM, UFV e UFRPE); coordenadores de cursos de graduação em que a disciplina de Extensão Rural consta da matriz curricular;  coordenadores/supervisores de área de Extensão Rural e  Coordenadores de cursos de pós-graduação em Extensão Rural.
           
Para auxiliar na  coleta de dados, representantes do DATER conjuntamente  com o Ministério da Educação e Cultura( MEC) e Conselho de Reitores  está realizando um levantamento das instituições de ensino superior que possuem cursos de graduação, que apresentam na matriz curricular a disciplina de Extensão Rural e/ou cursos de pós-graduação na área de Extensão Rural. De posse das informações os profissionais do DATER estão elaborando um mapa detalhado que poderá facilitar a identificação de instituição que ainda não foram contatadas.
 
  Histórico
 
 O seminário surge da discussão de professores da UFRPE em 2007 que viram a necessidade de discussão sobre o estado da arte do ensino de Extensão Rural no Brasil.  Para viabilização dessa proposta um projeto foi encaminhado para o MDA.  O evento  será sediado em Recife e é uma realização da UFRPE e DATER e  Secretaria de Agricultura Familiar(SAF) do MDA  com a parceria da  Unemat  UFSM, Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC) Unicamp, UFV,Universidade de Brasília(UnB), Universidade Federal do Pará(UFPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Por: Coordenadoria de Comunicação Social