Imprimir
Comissão da Unemat reúne-se com Governador Blairo Maggi
Comissão da Unemat em reunião com Governo

Comissão da Universidade do Estado de Mato Grosso, composta por gestores, representante técnico-administrativo e sindicato docente (Adunemat) reuniu-se nesta sexta-feira (04.04) pela manhã com o Governador Blairo Maggi, em Cuiabá.  Em pauta, a implantação dos novos planos de cargos, carreiras e salários (PCCS) das duas categorias e orçamento da Unemat.

O impacto da implantação dos planos de carreira docente e de técnicos deverá ser apresentado ao Governo até o dia 26 de abril, para análise final. “As propostas encaminhadas foram muito bem recebidas pelo Governador. Essas ações assegurariam aos nossos servidores prioridade à pesquisa, ao ensino e à extensão, ao mesmo tempo em que investimos na formação constante dos recursos humanos, refletindo diretamente na melhoria da qualidade dos cursos ofertados”, afirmou o Reitor.

O novo texto do PCCS propõe mudanças na carreira dos professores da Unemat, entre as quais está a instituição do regime de Dedicação Exclusiva (DE) para todos os mestres e doutores. Já o dos Profissionais Técnicos da Educação Superior (PTES), aprovado em dezembro do ano passado pelo Consuni (órgão máximo deliberativo na Instituição), foi encaminhado para análise pela Secretaria de Administração (SAD).

Orçamento: Atualmente o orçamento da Unemat é definido em 4.2% da arrecadação do ICMS, tributos cartorários e IPVA por ano, com base na lei 101 de 2001. A proposta é que seja fixado um percentual sobre a receita corrente líquida do Estado.

A modificação da lei já vem sendo discutida com Governo e Assembléia e a intenção é que represente uma ampliação no orçamento que atenda ao crescimento da Instituição. “Nos últimos anos, a Unemat cresceu muito e precisa constantemente de investimentos para manter a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Estamos dialogando com o Executivo e Legislativo, pois hoje a Unemat é uma referência de ensino superior no Estado", disse o reitor.

Unemat em números: Nos últimos anos, a universidade ampliou o número de alunos de sete mil para 15 mil.  São 664 professores efetivos, sendo 121 doutores, 331 mestres e 212 graduados, e 467 profissionais técnico-administrativos, distribuídos em 11 campi, 15 núcleos pedagógicos com a oferta de 79 cursos.

Entre os presentes, o secretário de Estado de Administração, Geraldo de Vitto, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, e a secretária Extraordinária de Apoio às Políticas Educacionais (Seape), Flávia Nogueira, além do deputado Alexandre César. Representando a Unemat, o Pró-reitores de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRPDI), Vitérico Jabur Maluf e de Gestão Financeira (PGF), Wilbum de Andrade Cardoso, a presidente do Adunemat, Maria Ivonete de Souza, professores filiados ao sindicato e o representante técnico, Miguel Rodrigues.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social