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Professores de Jornalismo lançam livro no II Colóquio do Departamento de Comunicação Social

Na obra “Representações Sociais em Comunicação: fragmentos de história em histórias”, publicado pela Editora Arte e Ciência (São Paulo-SP), pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso apresentam, aspectos distintos da Comunicação Midiática e sua relevância para a sociedade. Se por um lado há uma diversidade temática dos autores, a unidade se estabelece tendo em vista a temática representações sociais.

A iniciativa foi dos professores vinculados ao curso de Jornalismo e a proposta do livro é “divulgar a produção científica dos docentes”, conforme afirma os professores dr. Aroldo José Abreu Pinto e Fábio Lopes Alves, organizadores do livro.

De acordo com o prefaciador do livro, prof. dr. Gerson Luiz Martins, presidente da FNPJ (Federação Nacional dos Professores de Jornalismo) e docente do departamento de Comunicação Social da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a “leitura faz um passeio por algumas questões que se mostram importantes e efervescentes na mídia atual”. Nesse contexto, as reflexões são pautadas em uma problemática diversificada e analisadas na perspectiva da Comunicação e da História.

Dentre os temas, a religião está presente no primeiro momento. Em seguida, discute-se a relação da criança com a televisão, as prostitutas no discurso jornalístico e as desigualdades raciais. Na última parte, a credibilidade noticiosa, a crônica, a produção cultural no Regime Militar e a Literatura completam a obra.

O lançamento e a sessão de autógrafos acontecerão no II Colóquio DEPCOM (Departamento de Comunicação Social/Jornalismo). Na ocasião, haverá uma mesa redonda com os com os autores do livro, bem como, uma palestra proferida pelo professor dr. Agnaldo Rodrigues da Silva (Pró-Reitor de Ensino e Graduação e co-autor do livro).

O evento será realizado no Plenário da Câmara Municipal de Alto Araguaia, no dia 28 de novembro, às 19 horas.

Texto: Profº Leandro Eduardo Wick Gomes

Por: Coordenadoria de Comunicação Social