Imprimir
Professor da Unemat participa de tradução do livro do sociólogo britânico Paul Gilroy

O professor mestre Renilson Rosa Ribeiro do Departamento de História da Unemat em Cáceres participou recentemente da equipe de tradução para a língua portuguesa do livro “Between Camps: nations, cultures and allure of race”do sociólogo britânico Paul Gilroy . O livro foi lançado no Brasil ela Editora Anna Blume no mês de setembro com o título “Entre Campos: nações, culturas e o fascínio da raça”.

De acordo com o docente, para a realização desse trabalho a Editora Ana Blume contou com a atuação de tradutores com experiência de pesquisa e familiaridade com as proposições teóricas de Gilroy.

O professor Renilson é doutorando em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas(Unicamp). A equipe de tradutores foi coordenada pela professora doutora Célia Maria Marinho de Azevedo, vinculada ao Departamento de História da Unicamp e importante referência na área de estudos da história do abolicionismo e da história do racismo no país.

Para o professor Renilson , a experiência de fazer parte deste projeto foi um desafio enriquecedor e uma oportunidade rara de lidar com um autor tão envolvente e instigante como Paul Gilroy. Ele destaca satisfação de fazer parte de uma equipe coordenada por Célia Marinho, uma pesquisadora muito admirada pelo seu compromisso acadêmico e intelectual

Vida e Obra

Nascido em Londres no ano de 1956, Paul Gilroy é professor da London School of Economicsm e autor de diversos trabalhos sobre os temas racismo, nacionalismo, etnicidade e história da diáspora africana no hemisfério oriental. Suas obras já foram traduzidas para diversos idiomas . No Brasil o primeiro livro de sua autoria a ser traduzido foi “O Atlântico negro: Modernidade e dupla consciência”.

Por : Elaine Tortorelli/ Coordecom- Unemat

Colaborou: Professor Mestre Renilson Rosa Ribeiro- Departemento de História da Unemat

Por: Coordenadoria de Comunicação Social